3Com Megahertz
Guia do Usuário do 56K Global GSM and Cellular Modem PC Card
Transmitindo dados 

Anterior Principal Próxima

Transmitindo dados

Seu modem aproveita a interface do Windows e os recursos do seu notebook para obter transferências de dados mais rápidas que as de um modem regular.

Protocolo de Emulação de Terminais

Vários sistemas de computador usam tipos diferentes de emulação de terminal, como IBM 3270, TTY, DEC ou ANSI. Entre em contato com o operador do sistema do modem do host do qual você está discando para determinar o tipo de emulação a ser usado para a conexão. Se o operador do sistema não for conhecido, tente usar o protocolo de emulação de terminal ANSI.

Protocolos de Transferência de Arquivos

A transferência de arquivos é a habilidade de transportar arquivos entre dois computadores usando dois modems. Os modems devem usar um protocolo de transferência de arquivos, que pode corrigir erros de transmissão e iniciar o processo de transferência de arquivos. Ambos os modems devem usar o mesmo protocolo de transferência de arquivos.

No momento em que você configurar uma transferência de arquivos, seu software de comunicação solicitará que você designe um protocolo de transferência de arquivos. A tabela abaixo descreve alguns dos protocolos mais comuns:

Protocolo

Descrição

ZMODEM

Transfere arquivos em um protocolo de fluxo, sendo muito rápido mesmo com correção de erros. Também fornece uma função de recebimento automático que economiza etapas ao receber dados.

YMODEM-G

Uma variação do YMODEM designado a modems que suportam controle de erros. Não fornece correção ou recuperação de erros, mas depende do modem para fornecê-los. Se qualquer bloco for transferido sem sucesso, a transferência inteira é cancelada.

YMODEM

Um protocolo de transmissão de dados de transferência de arquivos com correção de erros que envia informações em blocos de 1.024 bytes (1k). As somas de verificação são feitas em cada bloco e o resultado é enviado junto com o bloco. Se o resultado não corresponder na ponta de recebimento uma NAK (Negative AcKnowledgement – Confirmação Negativa) é enviada para retransmitir o bloco. Se o bloco corresponder, uma ACK (ACKnowledgement - Confirmação) é enviada.

XMODEM

Um protocolo de transferência de arquivos com correção de erros que envia informações em blocos de 128 bytes. As somas de verificação são feitas em cada bloco e o resultado é enviado junto com o bloco. Se o resultado não corresponder na ponta de recebimento, uma NAK (Negative AcKnowledgement) é enviada para retransmitir o bloco. Se o bloco corresponder, é enviada uma ACK (ACKnowledgement).

KERMIT

Um protocolo de transferência de arquivos assíncrono muito confiável que pode se comunicar com sucesso com praticamente qualquer sistema. Devido a essa portabilidade, o throughput é reduzido de forma significativa.

ASCII

Envia arquivos TEXT ONLY (somente texto) diretamente à tela do computador. É muito lento. Arquivos binários ou gráficos não podem ser transferidos com o protocolo ASCII.

Regras para o uso dos protocolos de transferência de arquivos

Para obter melhores resultados ao enviar e receber um arquivo, siga estas regras básicas:

Discagem

Todo software de comunicação permite discagem automática. Consulte a documentação do seu software para obter instruções.

Para discar manualmente outro modem, vá para o modo Terminal do software de comunicação e digite ATDT seguido de um espaço e do número de telefone.

Ao discar, digite as mesmas informações que seriam usadas se você estivesse usando o telefone. Por exemplo, ao discar um interurbano, digite primeiro 1 e o código de área. Se estiver discando de um sistema telefônico que exige que você pressione 9 para obter uma linha externa, insira um 9 antes do número do telefone. Você provavelmente precisará colocar uma ou duas vírgulas após o 9 (9,,) para fornecer um tempo de pausa suficiente para acessar a linha externa (cada vírgula designa um retardo de dois segundos. Consulte S8 em Comandos AT).

Recebendo uma transmissão de dados

Um modem pode responder a uma chamada das seguintes formas: Host, resposta automática ou resposta manual.

O modo host é um recurso do software, embora não esteja disponível em todos os pacotes de software de comunicação. O modo host permite que o modem atenda o telefone e coloque o originador em um modo “host”, permitindo que ele descarregue e carregue arquivos e fale com você enquanto seu modem estiver conectado. Consulte a documentação do seu software para obter instruções sobre o uso desse recurso.

A resposta automática é usada para responder a uma chamada de entrada sem intervenção do usuário. O comando AT para resposta automática é ATS=n, onde n é o número de toques antes do atendimento de uma chamada. Por exemplo, ATS=2 diz ao modem para atender após o segundo toque.

A resposta manual diz ao modem de recebimento para não atender quando o telefone tocar. ATS deve ser configurado para 0 (ATS=0) quando você estiver usando a resposta manual. Quando o telefone toca e você está no modo terminal do software de comunicação, a palavra RING (TOQUE) aparece na tela do computador. Você deve, então, digitar ATA para que o modem responda à chamada. Se o telefone tocar quando você não estiver no modo terminal, você não ouvirá nem verá qualquer indicação de que há uma chamada entrando. Se ATS= qualquer coisa exceto 0, o recurso Resposta Automática será ativado após o número de toques especificado.