Índice:

Acerca do 802.11g 54Mbps USB Adapter

Configuração da rede e planeamento

Instalação do adaptador e configuração para o Windows 98SE/2000/Me/XP

Navegar no Utilitário de Configuração sem
Fios >

Resolução de problemas

Glossário

Especificações do produto para o 802.11g 54Mbps USB Adapter

Garantia limitada da U.S. Robotics Corporation

Informações sobre regulamentação

Manual do Utilizador do 802.11g 54Mbps USB Adapter

Navegar no Utilitário de Configuração sem Fios

Utilitário de Configuração sem Fios

A secção que se segue descreve as várias funções do Utilitário de Configuração sem Fios. Este utilitário proporciona um acesso rápido a todas as definições do adaptador.

Após a conclusão da instalação, o ícone Utilitário de Configuração sem Fios aparece na barra de tarefas, no lado direito, junto ao relógio. Clique duas vezes no ícone da barra de Início rápido (Quick Launch) para abrir o menu principal da Ferramenta do Utilitário, que proporciona acesso rápido a todas as definições do adaptador. O ícone do Utilitário de Configuração fica colorido para indicar o estado da sua rede sem fios: vermelho para desligada, amarelo para pesquisa e verde para ligada com boa qualidade.

Existem dois tipos de ligações de rede que pode estabelecer com o 802.11g 54Mbps USB Adapter: Infra-estrutura e Ad Hoc.

  • Se estiver a estabelecer ligação a um router ou ponto de acesso sem fios, tem de criar uma ligação Infra-estrutura.



  • Se estiver a ligar directamente a outro adaptador sem fios, tem de criar uma ligação Ad Hoc.

 

 

Existem cinco secções no Utilitário de Configuração sem Fios: Configuration,
Link Information, IP Information, Site Survey e Version Information.

Na parte inferior de cada página verá um botão que diz Turn Radio On ou Turn Radio Off.

  • Se disser Turn Radio Off, a funcionalidade sem fios do 802.11g 54Mbps USB Adapter é activada.. Clique neste botão para desactivá-la.

  • Se disser Turn Radio On, a funcionalidade sem fios do 802.11g 54Mbps USB Adapter é desactivada. Clique neste botão para activá-la.

Para efectuar alterações a qualquer uma das definições nas páginas do Utilitário, clique em Apply para que as alterações sejam implementadas. Clique em Exit depois de concluir a visualização das informações ou implementação de quaisquer alterações.

 

Configuration

No separador Configuration, pode criar ou editar as definições de ligação do 802.11g 54Mbps USB Adapter.

Se estiver a estabelecer ligação a diferentes redes sem fios em diferentes áreas, pode criar perfis, de modo a que possa facilmente alternar entre as redes, dependendo da sua localização ou situação.

Se tentar estabelecer ligação a uma rede que tenha as funções de segurança activadas, tem de criar um perfil e fornecer as informações necessárias. Consulte a documentação do seu router ou ponto de acesso sem fios para obter as instruções sobre como localizar as informações de segurança necessárias.

Tem de ter as seguintes informações da sua rede antes de estabelecer a ligação sem fios:

  • SSID: este é o nome da rede
  • Tipo de rede: Infra-estrutura ou Ad Hoc

Se a segurança estiver activada na rede, também necessita das seguintes informações:

  • Modo de autenticação: Sistema Aberto ou Chave Partilhada
  • Encriptação: WEP de 40/64 bits, WEP de 104/128 bits ou WPA-PSK
  • Tipo de chave de encriptação de dados: ASCII (Alfanumérico), HEX (Hexadecimal), or Expressão-passe
  • Chave de encriptação

Pode criar um novo perfil clicando em New junto à linha Select Profile e, depois, inserir um Profile Name na janela que aparece. Depois de criar um perfil, pode seleccioná-lo a qualquer momento no menu pendente Select Profile. Se seleccionou Default, o 802.11g 54Mbps USB Adapter não utiliza quaisquer informações de configuração específicas quando tentar estabelecer ligação a uma rede. Se seleccionar um perfil criado, só pode estabelecer ligação a uma rede que tenha as mesmas informações de configuração.

Se criar um perfil e fornecer informações de configuração exclusivas, clique em Save depois de alterar as definições de configuração. Desta forma, guarda as alterações no novo perfil.

Se pretender remover um perfil criado, seleccione-o e clique em Delete.

Se seleccionar um novo perfil, clique em Apply para que a alteração entre em vigor.

Se efectuar quaisquer alterações às definições de configuração ou seleccionar um novo perfil, clique em Apply para que as novas definições entrem em vigor.

Existem três áreas no separador Configuration onde pode efectuar alterações às definições: Common, Security e Advanced.

 

Common

Nesta área pode seleccionar a SSID de uma rede detectada ou escrever ANY para poder estabelecer ligação a qualquer rede disponível.

Em seguida, tem de seleccionar o Operating Mode: Infrastructure ou Ad Hoc.

Infrastructure: seleccione este modo se pretender estabelecer ligação a um router ou ponto de acesso sem fios. O modo infra-estrutura oferece mais funcionalidades, tais como a poupança de energia e intervalo alargado.

Ad hoc: seleccione este modo se pretender estabelecer ligação a outro dispositivo sem fios sem a utilização de um router ou ponto de acesso sem fios.

Para a Transmit Rate, pode seleccionar a velocidade a que pretende estabelecer ligação à rede sem fios. Se seleccionar auto, o 802.11g 54Mbps USB Adapter estabelece a ligação à velocidade mais elevada possível para a rede escolhida.

Para a opção Power Save, pode seleccionar Disabled ou Enabled. Se seleccionar Enabled num computador portátil, o modo Power Save pode reduzir o consumo de energia através do 802.11g 54Mbps USB Adapter e prolongar a vida útil da bateria do computador portátil. Por predefinição, está seleccionado Disabled.

 

Security

Na área Security, pode especificar as definições de segurança do 802.11g 54Mbps USB Adapter.

Em cada página verá um botão que indica Turn Security On ou Turn Security Off.

  • Se indicar Turn Security Off, clique neste botão para desactivar as funções de segurança do 802.11g 54Mbps USB Adapter.

  • Se indicar Turn Security On, clique neste botão para activar as funções de segurança do 802.11g 54Mbps USB Adapter.

 

Para o Authentication Type, seleccione WPA-PSK ou WEP.

 

WEP

WEP é um esquema de encriptação utilizado para proteger as suas comunicações de dados sem fios. A WEP utiliza uma combinação de chaves de 40/64 bits ou chaves de 104/128 bits para proporcionar controlo de acesso à rede e segurança de encriptação a todas as transmissões de dados. Para descodificar uma transmissão de dados, cada cliente sem fios na rede tem de utilizar uma chave idêntica de 64 ou 128 bits.

Se seleccionar WEP, tem de seleccionar o Authentication Mode. Pode seleccionar Open ou Shared. A predefinição do 802.11g 54Mbps Router é Open.

Pode definir a Default Key como 1, 2, 3 ou 4. Se inserir várias chaves, esta opção determina qual é a chave a utilizar. Esta é uma forma simples de alternar entre diferentes redes que tenham as mesmas informações de configuração, excepto a chave WEP.

Tem de seleccionar o Key Type entre as seguintes: 40/64bit encryption, 40/64bit encryption (ASCII), 104/128bit encryption ou 104/128bit encryption (ASCII). Se seleccionar opções de Key Type que não diga ASCII, trata-se um tipo de chave Hex (Hexidecimal).

Também pode seleccionar Use Passphrase e inserir uma expressão passe para utilizar em alternativa às chaves. Se escolher esta opção, a rede sem fios ou o dispositivo sem fios aos quais pretende estabelecer a ligação também tem de suportar esta opção.

Depois de terminar a introdução de informações, clique em Apply.

 

WPA-PSK

Se seleccionar WPA-PSK, tem de inserir uma Shared Secret Key (PSK). A chave deve ter entre 8 e 63 caracteres.

A utilização de chave de WPA é muito semelhante ao WEP, mas a chave só é utilizada uma vez para iniciar o processo. Depois de a comunicação ser estabelecida, a chave muda aleatoriamente. Proporciona assim um nível de segurança superior. Recomendamos que utilize o mecanismo mais seguro disponível no 802.11g 54Mbps USB Adapter.

Nota: o WPA-PSK só pode ser utilizado se a rede sem fios a que pretende estabelecer ligação tiver a capacidade de utilizar o WPA-PSK como modo de autenticação. Muitos dispositivos sem fios mais antigos não podem utilizar o WPA-PSK, pelo que isto deve ser verificado antes de seleccionar o WPA-PSK. Os modos de autenticação não correspondentes impedem a ligação a uma rede sem fios.

Depois de introduzir as informações, clique em Apply.

 

Advanced

Recomenda-se que não altere qualquer uma destas definições, a menos que receba instruções de um administrador de rede.

Na área Advanced, pode modificar os seguintes campos:

  • RTS Threshold
  • Fragment Threshold
  • Preamble Type
  • Transmit Power

RTS Threshold é o limite do tamanho do pacote para o qual um sinal de Request to Send (RTS - pedido para enviar) deve ser enviado para a unidade de recepção sem fios antes das comunicações de abertura da unidade emissora sem fios. O valor predefinido é 2347.

Fragment Threshold determina o tamanho de um fragmento a enviar antes de ser partido em vários fragmentos para aumentar o rendimento. O valor predefinido é 2346.

Preamble Type define o comprimento do bloco de CRC (Cyclic Redundancy Check - verificação de redundância cíclica) para comunicações entre o 802.11g 54Mbps USB Adapter e o router ou ponto de acesso sem fios. É utilizado para detectar erros na transmissão de dados. Se a sua rede sem fios tiver muito tráfego, pode seleccionar Short & Long.

Transmit Power determina a saída do nível de rádio do 802.11g 54Mbps USB Adapter. Esta opção determina a extensão do intervalo em que o 802.11g 54Mbps USB Adapter emite e recebe um sinal. Se pretender um intervalo de transmissão mais reduzido por razões de segurança e para reduzir as interferências, seleccione um nível mais reduzido. Se pretender um intervalo de transmissão maior, seleccione um nível superior.

Depois de concluir a modificação destas definições, clique em Apply.

 

 

 

 

 

 

Link Information:

A área Link Information mostra as informações de rede e uma representação gráfica do estado da sua ligação.

Verá uma imagem com um computador e um dispositivo sem fios. Se vir um desenho representando ondas do sinal entre o computador e o dispositivo sem fios, conseguiu estabelecer ligação à rede sem fios.

Se vir um X grande entre os dois ícones, não está ligado a uma rede sem fios.

As primeiras linhas indicam a SSID (Nome da rede) da rede sem fios a que está ligado e a Base Station Name ID (endereço MAC) do router ou ponto de acesso sem fios a que está ligado. A linha Channel indica o canal em que está a comunicar sem fios. A linha Current Connection Speed indica a que velocidade está ligado actualmente. A área Throughput indica a quantidade de fragmentos de informação que transmitiu e recebeu na sua ligação de rede sem fios. A barra Signal Strength indica a qualidade da sua ligação à rede sem fios. Quanto mais elevada for a percentagem apresentada, melhor é a sua ligação.

 

 

IP Information

Neste ecrã pode visualizar as seguintes informações acerca do 802.11g 54Mbps USB Adapter:

  • IP Address Este é o endereço atribuído a um cliente numa rede.
  • IP Netmask Este é o endereço utilizado para aplicar uma máscara aos endereços IP internos de uma rede e protegê-los de utilizadores exteriores à rede. 255.255.255.0 é habitualmente utilizado e é o equivalente binário de oito 0.
  • Gateway Este é o endereço atribuído a um dispositivo de rede que é utilizado para aceder à Internet ou a outra rede.
  • Host Name Este é o nome do computador em que o 802.11g 54Mbps USB Adapter está instalado.

Clique em Release se pretender libertar o endereço IP que foi atribuído ao 802.11g 54Mbps USB Adapter. Clique em Renew para obter um novo endereço IP Address para o 802.11g 54Mbps USB Adapter a partir de um servidor DHCP

Também pode ver uma imagem que representa o fluxo de informações de e para o 802.11g 54Mbps USB Adapter. Por baixo da imagem, pode seleccionar both, incoming ou outgoing. Incoming mostra apenas as informações de entrada no 802.11g 54Mbps USB Adapter. Outgoing mostra apenas as informações de saída do 802.11g 54Mbps USB Adapter. Both mostra as informações de entrada e de saída.

 

 

Site Survey:

Seleccionar este separador abre a área Site Survey.

 

Irá ver uma lista de redes sem fios disponíveis às quais pode estabelecer ligação. Clique duas vezes na rede adequada para estabelecer ligação. Se não vir a rede sem fios pretendida, clique em Scan para executar novamente a procura na área.

Se mesmo assim não vir a rede sem fios pretendida, execute uma Site Survey, tente criar um perfil com as informações de ligação necessárias para a rede sem fios adequada e, em seguida, seleccione este perfil. Consulte a secção Perfil neste Manual do Utilizador para obter mais informações acerca da criação de um perfil.

A primeira coluna é a coluna SSID , que lista a SSID, ou o nome da rede, para cada rede sem fios disponível que não tenha a SSID Broadcast desactivada. Se não for apresentada uma SSID, significa que a Difusão SSID está desactivada para esse dispositivo e tem de conhecer as informações de ligações específicas para estabelecer a ligação.

A segunda coluna é a coluna MAC Address. Esta é uma lista de endereços MAC para cada rede sem fios disponível.

Junto à lista de endereços MAC está a coluna Channel. Esta coluna permite saber em que canal é que cada rede sem fios está a funcionar. O 802.11g 54Mbps USB Adapter é compatível com produtos 802.11g e versões do 802.11b anteriores.

A coluna seguinte é a coluna Encryption. Se uma rede sem fios não tiver a encriptação activada, verá uma chave dourada na linha de rede. A única forma de estabelecer ligação a uma rede que tenha a encriptação activada consiste em criar um perfil utilizando informações de segurança específicas para essa rede.

Junto a esta coluna está a coluna Signal. Fornece um indicador de percentagem relativamente à força de recepção do sinal para cada rede sem fios a que estabelece ligação.

A última coluna é a coluna Network Type. Verá um de dois ícones nesta coluna indicando se a rede se encontra no modo Infra-estrutura ou Ad Hoc. Se se tratar de uma rede infra-estrutura, verá um ícone a representar um router ou ponto de acesso sem fios. Se se tratar de uma rede Ad Hoc, verá um ícone a representar um adaptador sem fios.

Se tentar estabelecer ligação a uma rede que tenha as funções de segurança activadas, tem de criar um perfil e fornecer as informações necessárias. Consulte a documentação do seu router ou ponto de acesso sem fios para obter as instruções sobre como localizar as informações de segurança necessárias. Alguns exemplos de informações de segurança que pode necessitar são a SSID, o Modo de autenticação e o Nível de encriptação.

 

 

 

Informações sobre a versão:

Nesta secção, pode ver as informações acerca da versão do 802.11g 54Mbps USB Adapter. Clique na hiperligação para visitar o Web site da U.S. Robotics, onde pode ver se existem actualizações disponíveis para o controlador ou para os utilitários.


 

 

USRobotics