Índice:

Acerca do 802.11g Wireless Gaming Adapter e Ethernet Bridge

Instalação

Aceder à Interface do Utilizador da Internet e
à Pesquisa do site

Em que consiste o Funcionamento em
rede sem fios?

Interface do Utilizador da Internet e Configuração de segurança >

Resolução de problemas e Suporte

Informações sobre Regulamentação

Garantia limitada da USRobotics Corporation

Manual do Utilizador do 802.11g Wireless Gaming Adapter e Ethernet Bridge

Página Status (Estado)

A página Status (Estado) apresenta, entre outros detalhes informativos, o estado particular da rede à qual se encontra associado(a), incluindo o nome SSID, o canal de transmissão e a versão de firmware que está a utilizar.

Nota: Se o campo de endereço MAC apresentar uma mensagem 'Device not associated' (Dispositivo não associado), é uma indicação de que o seu 5430 não está associado à rede sem fios. Se, contudo, o campo de endereço MAC apresentar um endereço MAC válido, é uma indicação de que o seu 5430 está associado à rede sem fios.

Opções do menu Wireless (Sem fios)

Utilize o menu Wireless (Sem fios) para mudar o Client Mode (modo cliente) para Ad Hoc Mode (modo Ad hoc) e introduza o nome da rede (SSID) ou seleccione um canal exclusivo para o modo Ad Hoc. Se não tiver certezas quanto ao SSID da rede, utilize a função Site Survey (pesquisa do site) em Tools (Ferramentas) para localizar uma rede junto do 5430.

Segurança: utilizar uma rede sem fios segura

Uma rede sem fios dá-lhe liberdade para efectuar o encaminhamento sem o incómodo de cabos, mas também significa que os dados estão acessíveis a qualquer pessoa dentro do raio de alcance da grelha sem fios. Se estiver preocupado com o facto de um vizinho ou alguém situado dentro do raio de alcance da rede sem fios utilizar a sua ligação sem fios para fins maliciosos, recomendamos vivamente que active a segurança sem fios para evitar a ocorrência de ligações não autorizadas ou que alguém escute às escondidas o que se passa no tráfego da rede. Actualmente, inúmeros routers sem fios fornecem vários mecanismos de segurança para uma rede sem fios e recomendamos que active primeiro a segurança do seu router sem fios e, em seguida, adapte o método que seleccionou aos clientes.

A USRobotics recomenda qualquer um ou ambos os métodos seguintes:

WEP (Wired Equivalent Privacy)
O 5430 suporta segurança WEP de 64 bits e 128 bits. Caso esteja disponível no router sem fios, recomendamos que active a segurança com o maior número de bits. Quando activa o WEP, este utiliza uma chave que encripta os dados e estes dados especificamente formados só podem ser compreendidos por outro dispositivo sem fios que conheça esta chave. Como ambas as extremidades utilizam a mesma chave, qualquer utilizador que não conheça a chave não consegue estabelecer ligação à rede e utilizar a sua ligação à Internet.

Filtragem de endereços MAC
Inúmeros routers sem fios fornecem um mecanismo para a criação de uma lista de dispositivos que podem participar na rede sem fios. Consulte a documentação sobre o router sem fios ou sobre pontos de acesso para saber se a filtragem de endereços MAC é suportada.

Activar a segurança no 5430

Activar o WEP
Depois de obter o nome da rede (SSID configurado no router sem fios ou ponto de acesso e respectivas definições de segurança), pode utilizar o menu Security (Segurança) localizado nas páginas da Interface do Utilizador da Internet para programar o 5430 para segurança WEP.

Se seleccionar WEP, tem a opção de reforçar a Autenticação de chave partilhada (forçada) ou deixar que o 5430 a envie apenas quando um router sem fios o solicitar (Sistema Aberto).

É importante que faça corresponder as Network Keys (chaves da rede) com as dos routers sem fios. Se tiver múltiplas Network Keys (chaves da rede), pode introduzir até quatro chaves..

Nota: As chaves de rede são sensíveis à utilização de maiúsculas. Ao introduzir uma chave de rede, certifique-se de que introduz a chave exactamente como aparece no router sem fios ou no ponto de acesso.

Filtragem MAC Sem Fios
Pode utilizar a filtragem de endereços MAC para ligar apenas a um router sem fios ou ponto de acesso específico. Pode adicionar o endereço MAC do router sem fios ou ponto de acesso e alterar o campo Wireless MAC address filtering (Filtros de Endereços MAC sem Fios) para Allow (Permitir). Desta forma, o seu 5430 falará apenas com o seu router sem fios ou ponto de acesso e não poderá ser acedido por outros dispositivos.

Opções de Menu Avançadas

Radio (rádio)
Utilize o menu Radio (Rádio) para activar e desactivar a transmissão do sinal sem fios. Se pretender desligar o sinal da unidade (interromper a ligação à rede sem fios), seleccione Radio Off (Rádio desligado).

Channel (canal)
802.11b e 802.11g utilizam canais para limitar a interferência de outros dispositivos. Se houver interferência com outro dispositivo de 2.4Ghz, tal como um intercomunicador, um alarme de segurança ou um telefone sem fios, altere o canal no 5430 assim como no router sem fios. A função de canal será utilizada maioritariamente no Ad Hoc Mode (modo Ad Hoc) No Modo Client, o 5430 muda automaticamente de canal para corresponder ao do router sem fios ou ponto de acesso.

54g Mode (modo 54g)
Se tiver dificuldade em efectuar a ligação a um router sem fios exclusivamente de 802.11b, experimente mudar o 5430 para o modo exclusivo 802.11b e repita esta operação com o router sem fios. Desta formal, garante que está a ligar apenas a dispositivos de 802.11b. Defina o modo para 54g Auto para obter a máxima compatibilidade. Defina o modo para 54g Performance para obter o desempenho mais rápido no equipamento 54g certificado.

54g Protection (Protecção 54g)
As normas 802.11g fornecem um método de protecção para que os dispositivos 802.11g e 802.11b possam coexistir na mesma rede sem falarem ao mesmo tempo. Não desactive a Protecção 54g se existir a possibilidade de um dispositivo de 802.11b precisar de utilizar a rede sem fios. No Auto Mode (modo Auto), o dispositivo sem fios utilizará o RTS/CTS para melhorar o desempenho de 802.11g em redes mistas de 802.11g/802.11b. Desligue a protecção para maximizar o rendimento de 802.11g na maioria das condições.

54g+ (Xpress)
54g+ é uma tecnologia que utiliza normas baseadas em frameburst (rajadas de frame) para alcançar um maior rendimento. Com o 54g+ activado, o rendimento agregado (a soma das velocidades de rendimento individual de cada cliente na rede) pode melhorar até 25% em redes exclusivamente de 802.11g e até 75% em redes mistas compostas por equipamento de 802.11g e 802.11b.

Rate (velocidade)
Pode forçar uma velocidade de dados inferior se estiver a ter problemas em estabelecer ligação ou se estiver a perder dados a uma velocidade superior . É importante saber que algumas velocidade de dados pertencem apenas a uma norma 802.11 mas não a outra, o que irá forçar o 5430 a ligar apenas a essa rede. Velocidades 802.11g; 6, 9, 12, 18, 24, 36, 48, 54 Mbps velocidades 802.11b: 1, 2, 5.5, 11 Mbps

Basic Rate Set (Conjunto de Velocidades Básicas)
Tem a opção de suportar todas as velocidades listadas na secção Velocidade em cima ou de utilizar as velocidades 1, 2 Mbps que irão suportar apenas implementações 802.11b mais antigas.

Fragmentation Threshold (Limite de Fragmentação)
Este limite é utilizado para fragmentar pacotes que permitem melhorar o desempenho na presença de interferência RF .

RTS Threshold (Limite do pedido para enviar)
O limite RTS determina o tamanho do pacote de uma transmissão e, através da utilização de um ponto de acesso, ajuda a controlar o fluxo de tráfego.

DTIM Interval (Intervalo DTIM )
O Intervalo DTIM define o intervalo de despertar para clientes no modo de economia de energia.

Beacon Interval (lntervalo de Marcação)
Um sinal de marcação é um pacote de informações que é enviado de um dispositivo ligado para todos os outros dispositivos onde anuncia a sua disponibilidade e celeridade. Um intervalo de marcação é um período de tempo (enviado com o sinal de marcação) antes de enviar novamente o sinal de marcação. O intervalo de marcação pode ser ajustado em milisegundos (ms).

Preamble Type (Tipo de Preâmbulo)
Os preâmbulos são uma sequência de bits binários que ajudam os receptores a sincronizar e a preparar a recepção de uma transmissão de dados Alguns sistemas sem fios mais antigos, tal como a implementação 802.11b utilizam preâmbulos mais curtos. Se tiver dificuldades em ligar a um dispositivo de 802.11b mais antigo, tente utilizar um preâmbulo mais curto. Pode seleccionar o preâmbulo curto se o 54g mode (modo 54g) estiver apenas definido para 802.11b no campo 54g Mode.

 

Alternar entre Client Mode (modo cliente) e Ad Hoc Mode (modo Ad Hoc)

Para alternar entre Client Mode e Ad Hoc Mode, basta aceder à Interface do Utilizador da Internet, seleccionar Setup (Configuração) e seguir as instruções apresentadas no ecrã, conforme demonstrado nos gráficos em baixo:

 

Ou pode também mudar de modos, seleccionando o separador Wireless (Sem fios) seleccionando o modo apropriado a partir do campo Wireless Mode (Modo Sem Fios) e seleccionando Apply (aplicar).

Actualizar o Adaptador

Transfira e coloque o ficheiro de firmware num directório local. Coloque o 5430 no modo de configuração (introduza um pino ou um clip de papéis para premir o botão Reset momentaneamente - menos de 2 segundos) Ligue o cabo Ethernet à porta Ethernet dos computadores e liberte e renove o endereço IP dos computadores (consulte as páginas Aceder à Interface do Utilizador da Internet do 5430 neste Manual do Utilizador para obter mais informações). Inicie um browser da Internet e introduza http://192.168.1.201 na linha de endereço. Introduza o nome de utilizador (o nome de utilizador predefinido é admin) e a palavra-passe (a palavra-passe predefinida é admin) para aceder à Interface do Utilizador da Internet.. Seleccione o separador Tools (Ferramentas). A partir da linha New Firmware (novo Firmware), seleccione Browse (Pesquisar) e descubra onde foi colocado o ficheiro de firmware transferido. Seleccione Upgrade (Actualizar) para iniciar a actualização. É importante que não desligue o cabo ou interrompa a actualização. Aguarde alguns minutos para que o adaptador reinicie após a actualização.

 

Opções do Menu Tools (Ferramentas)

O Site Survey (pesquisa do site) irá procurar todas as redes (SSID) no raio de alcance do adaptador e irá permitir que seleccione uma para associação. Se a rede seleccionada utilizar a encritpação, terá de configurar primeiro a encriptação no 5430 utilizando o separador Security (Segurança) (consulte a documentação sobre o router sem fios ou ponto de acesso para obter informações específicas sobre a segurança da rede).

Utilize o menu Tools (Ferramentas) para alterar a conta de início de sessão do 5430, modificar o endereço IP e a máscara de sub-rede do 5430’s e restaurar as definições de fábrica do 5430.

 

 



 



USRobotics