USRobotics
    

Índice:

Bem-vindo ao Acesso a Informações 56K

Características do produto

Instalação para Todos os Sistemas Operativos

Resolução de problemas

Referências técnicas

Glossário >

Informações sobre Regulamentação

Garantia Limitada

Manual do Utilizador e Material de Referência do 56K Faxmodem

Glossário

bits de início/fim
Estes bits de sinalização são anexados ao carácter antes do início e do fim da transmissão do mesmo durante uma transmissão assíncrona.
bits por segundo (bps)
Esta é a velocidade de bits (dígitos binários) por segundo. Milhares de bits por segundo são expressos em kilobits por segundo ou kbps.
byte
Um grupo de dígitos binários armazenados e a funcionar como uma unidade. Na documentação do utilizador, o termo normalmente refere-se a unidades de 8 bits ou caracteres. Um kilobyte (KB) é igual a 1.024 bytes ou caracteres; 640 KB indica 655.360 bytes ou caracteres.
caracteres por segundo (CPS)
Uma velocidade de transferência de dados calculada, normalmente, a partir da velocidade de bits e do comprimento de caracteres. Por exemplo, a 2.400 bps, caracteres de 8 bits com bits de início/fim (para um total de dez bits por carácter) serão transmitidos a uma velocidade aproximada de 240 por segundo (cps). Alguns protocolos, tais como protocolos de controlo de erros, empregam técnicas avançadas, tais como frames de transmissão mais longos e compressão de dados para aumentar os cps.
carácter
Uma representação, codificada em dígitos binários de uma letra, um número ou outro símbolo.
classe 1 e 2.0
As normas internacionais utilizadas entre programas de aplicação de fax e modems de fax para o envio e recepção de faxes.
comunicações de dados
Um tipo de comunicações no qual os computadores têm a capacidade de trocar dados através de um meio electrónico.
controlo de erros
Uma variedade de técnicas que verificam a fiabilidade dos caracteres (paridade) ou dos blocos de dados. Os protocolos de controlo de erros V.42 e MNP utilizam a detecção de erros (CRC) e a retransmissão de frames com falhas (ARQ).
controlo de fluxo
Um mecanismo que compensa as diferenças no fluxo de dados de entrada e saída de um modem ou outro dispositivo. Consulte os comandos &Hn, &In, &Rn.
DCE
Equipamento de comunicação de dados (ou Equipamento terminal de circuito de dados) é um equipamento do tipo dos modems de acesso telefónico, que estabelecem e controlam a ligação de dados através da rede telefónica.
dicionário
O termo utilizado para a compressão de códigos incorporados pelo algoritmo de compressão de dados V.42.
dígito binário
0 ou 1, que reflecte a utilização do sistema binário de numeração. É utilizado porque o computador reconhece apenas dois estados, LIGADO ou DESLIGADO. A forma abreviada de dígito binário é bit.
DTE
O Equipamento terminal de dados (ou de destino) é o computador que gera ou é o destino final dos dados.
duplex simultâneo
Estes sinais de comunicação são transmitidos simultaneamente em ambas as direcções e numa única linha. Em comunicação de micro-computadores, poderá referir-se à supressão do eco local on-line.
duplex
Duplex indica um canal de comunicações com capacidade para transmitir sinais em ambas as direcções. Consulte meio duplex, duplex simultâneo.
eco local
Uma funcionalidade do modem, que permite visualizar comandos do teclado e dados transmitidos no ecrã. Consulte o comando En.
eco remoto
Uma cópia dos dados recebidos pelo sistema remoto, devolvidos ao sistema de envio e apresentados no ecrã. O eco remoto é uma função do sistema remoto.
Electronic Industries Association (EIA - Associação de Indústrias Electrónicas)
Esta associação consiste num grupo que define as normas electrónicas nos E.U.A.
fac-símile
Um método de transmissão de imagem numa página de um ponto para outro. É recebido habitualmente como fax.
fase de detecção
No protocolo de controlo de erros ITU-T V.42, a primeira fase consiste em estabelecer se ambos os modems que estão a tentar a ligação têm a capacidade V.42.
frame
Um termo de comunicações de dados para um bloco de dados com informações de cabeçalho e de fim em anexo. As informações adicionadas incluem, habitualmente, um número de frame, dados sobre o tamanho do bloco, códigos de verificação de erros e indicadores de Início/Fim.
Hz
Hertz é uma unidade de medida de frequência, utilizada internacionalmente para indicar o número de ciclos por segundo.
intercepção ligada/desligada
Operações de modem que são equivalentes ao levantar do receptor telefónico (tirar do descanso) e repô-lo no local (colocar no descanso).
ITU-T
Um organização internacional que define as normas para equipamentos telegráficos e telefónicos. Por exemplo, a norma Bell 212A para comunicações a 1.200 bps na América do Norte é observada internacionalmente como ITU-T V.22. Para comunicações a 2.400 bps a maior partes dos fabricantes dos observam a norma V.22 bis.
LAPM
O Link Access Procedure for Modems (procedimento de acesso à ligação para modems) é um protocolo de controlo de erros definido na Recomendação ITU-T V.42. Tal como os protocolos MNP, o LAPM utiliza a verificação cíclica de redundância (CRC) e a retransmissão de dados danificados (ARQ) no sentido de assegurar a fiabilidade.
loop de teste digital remoto
Um teste que verifica a ligação telefónica e o transmissor e receptor do modem remoto.
loop de teste
Um teste que verifica a interface RS-232 do modem e o cabo que liga o terminal (computador) e o modem. O modem recebe dados (na forma de sinais digitais) do computador ou terminal e devolve imediatamente os dados ao ecrã para verificação.
marcação automática
Um processo através do qual o modem efectua automaticamente uma chamada. O processo de marcação é iniciado pelo envio de um comando de ATDT (sinal de marcação) ou de ATDP (impulso de marcação), seguido pelo número de telefone a marcar. A marcação automática é utilizada para marcar números de voz. Consulte o comando Dn.
meio duplex
Estes sinais são transmitidos em ambas as direcções, mas apenas num único sentido de cada vez. Nas comunicações de micro-computadores, poderá referir-se à activação do eco local on-line, o que faz com que o modem envie uma cópia dos dados transmitidos ao ecrã do computador de envio.
memória intermédia
Uma área da memória distinta, utilizada como área de armazenamento temporário durante as operações de entrada e saída. Um exemplo é a memória intermédia de comandos do modem.
memória não volátil (NVRAM)
Uma memória de acesso aleatório, programável pelo utilizador, que retém os dados quando a energia é desligada. Em alguns modems, inclui quatro números de telefone armazenados e as definições do modem.
MNP
O Microcom Networking Protocol (protocolo de redes Microcom) é um protocolo de verificação de erros desenvolvido pela Microcom, Inc.e agora pertencente ao domínio público. Existem vários protocolos MNP diferentes, mas a maior parte deles asseguram uma transmissão sem erros através da detecção de erros (CRC) e da retransmissão de frames com erros.
modem
Um dispositivo que transmite/recebe dados informáticos através de um canal de comunicações, tal como linhas de rádio ou telefónicas. Também altera os sinais recebidos da linha telefónica para sinais digitais antes de transmiti-los ao computador de recepção.
modo de dados
O modo no qual o modem de fax tem a capacidade de enviar e receber ficheiros de dados. Um modem normal, sem capacidades de fax, encontra-se sempre no modo de dados.
modo de fax
O modo no qual o modem de fax tem a capacidade de enviar e receber ficheiros no formato fac-símile. Consulte as definições para V.17, V.27ter, V.29.
modo origem
O modo utilizado pelo seu modem ao iniciar uma chamada para um modem de destino. As frequências de transmissão/recepção são inversas às frequências do modem receptor da chamada, que se encontra no modo de resposta.
modo terminal
O modo de software que permite uma comunicação directa com o modem. Este modo também é conhecido como modo de comando.
paridade
Um método simples de detecção de erros, que verifica a validade de um carácter transmitido. A verificação de caracteres foi ultrapassada por formas mais eficazes de verificação de erros, incluindo os protocolos V.42 e MNP 2-4. Deve ser utilizado o mesmo tipo de paridade entre os dois computadores em comunicação, ou ambos os computadores devem omitir a paridade.
portadora
Um sinal que representa uma ligação que o modem pode alterar para comunicar dados através de linhas telefónicas.
predefinição
Qualquer definição assumida, no arranque ou no reinício, pelo software do computador e pelos dispositivos ligados. O computador ou software utiliza estas definições até que sejam alteradas pelo utilizador ou por outro software.
protocolo
um sistema de regras e procedimentos que regem as comunicações entre dois ou mais dispositivos. Os protocolos variam, mas os dispositivos em comunicação devem seguir o mesmo protocolo para que possam trocar dados. O formato dos dados, a celeridade na recepção e no envio, a detecção de erros e a correcção de erros são algumas das operações que podem ser definidas nos protocolos.
RAM
A memória de acesso aleatório (Random Access Memory) é a memória que está disponível para utilização quando o modem é ligado, mas que elimina todas as informações quando o dispositivo é desligado. A RAM do modem mantém as definições de funcionamento actuais, uma memória intermédia de controlo de fluxo e uma memória intermédia de comandos.
redução/aumento on-line
Uma funcionalidade que permite que um modem de alta velocidade e com controlo de erros controle a qualidade da linha e reduza a velocidade, dentro de um limite definido, caso a qualidade da linha diminua. À medida que as condições da linha melhoram, o modem aumenta a velocidade.
rendimento
O montante de dados do utilizador transmitidos por segundo sem a sobrecarga de informações de protocolo, tais como bits de início/fim ou cabeçalhos e sequências de fim de frames. Compare-se com caracteres por segundo.
resposta automática
Com esta opção, o modem pode interceptar a linha telefónica quando detectar um determinado número de toques. Consulte Registo-S S0 na secção "Referências técnicas".
ROM
A memória só de leitura (Read Only Memory) é uma memória permanente, que não é programável pelo utilizador.
sinais digitais
Sinais que são discretos e uniformes. Neste manual, o termo refere-se aos dígitos binários 0 e 1. Estes sinais contrastam com os sinais analógicos.
tabela de compressão de dados
Uma tabela que contém os valores atribuídos a cada carácter durante uma chamada com compressão de dados MNP5. Os valores predefinidos da tabela são alterados continuamente e integrados durante cada chamada: quanto maior for a tabela, mais eficaz é o resultado.
terminal
Um dispositivo cujo teclado e ecrã são utilizados para enviar e receber dados através de uma ligação de comunicações. Este dispositivo difere entre um micro-computador ou uma
estrutura com escassas capacidades de processamento interno.

transmissão assíncrona
A transmissão de dados em que a duração de tempo entre os caracteres transmitidos pode variar. Uma vez que os intervalos de tempo entre os caracteres transmitidos não é uniforme, o modem de recepção deve receber um sinal que marca o início e o fim dos bits de dados de um carácter. A adição de bits de início/fim para cada carácter serve este propósito.

transmissão de série
Um fluxo de dados consecutivo num único canal. Comparável às transmissões paralelas em que os dados são transmitidos em simultâneo em vários canais.
V.17
Uma norma ITU-T para o estabelecimento de ligações fac-símile a 14.400 bps, 12.000 bps, 9.600 bps e 7.200 bps.
V.21
Uma norma ITU-T para modems a funcionar no modo assíncrono a velocidades máximas de 300 bps, duplex simultâneo, em redes telefónicas públicas comutadas.
V.22 bis
Uma norma ITU-T para comunicações de modem a 2.400 bps. A norma inclui uma redução de negociação de ligação automática para 1.200 bps e compatibilidade com modems Bell 212A/V.22.
V.22
Uma norma ITU-T para comunicações de modem a 1.200 bps, compatível com a norma Bell 212A observada nos E.U.A. e no Canadá.
V.23
Uma norma ITU-T para comunicações de modem a 1.200 bps com um canal posterior de 75 bps.
V.27ter
Uma norma ITU-T para operações de fac-símile que especifica a modulação a 4.800 bps, com redução para 2.400 bps.
V.29
Uma norma ITU-T para operações de fac-símile que especifica a modulação a 9.600 bps, com redução para 7.200 bps.
V.32 bis
Uma norma ITU-T que expande a gama da ligação V.32: 4.800, 7.200, 9.600, 12.000 e 14.400 bps. Os modem V.32 bis reduzem para uma velocidade inferior quando a qualidade da linha é deficiente, reduzem ainda mais caso seja necessário e aumentam quando as condições da linha melhoram.
Consulte redução/aumento on-line.
V.32
Uma norma ITU-T para comunicações de modem a 9.600 bps e 4.800 bps. Os modems V.32 reduzem para 4.800 bps quando a qualidade da linha é deficiente.
V.34
Uma norma ITU-T que, actualmente, permite velocidades de dados máximas de 28.800 bps e 33.600bps.
V.42 bis
Uma extensão da norma ITU-T V.42 que define um esquema de compressão de dados específico para utilização durante as ligações V.42.
V.42
Uma norma ITU-T para comunicações de modem que define um processo de dois níveis de detecção e negociação para o controlo de erros LAPM.
V.8
A especificação da norma ITU-T que abrange o processo inicial de protocolo de estabelecimento de uma ligação.
V.90/V.92
A norma ITU-T para comunicações de modem de 56 Kbps.
velocidade de bits
Refere-se ao número de dígitos binários, ou bits, transmitidos por segundo (bps). Também se refere à velocidade de transmissão. Os canais de comunicação a utilizar modems de canal telefónico têm, habitualmente velocidades de bits estabelecidas de 2.400, 4.800, 9.600, 14.400, 28.800 e superiores.
velocidade de transmissão
Um termo utilizado para medir a velocidade de uma transmissão analógica de um ponto a outro. Embora, tecnicamente, não seja exacta, a velocidade de transmissão é habitualmente utilizada para significar velocidade de bits.
verificação cíclica de redundância (CRC)
Uma técnica de detecção de erros, que consiste num teste realizado em cada bloco, ou frame, de dados nos modems de envio e de recepção. O modem de envio introduz os resultados dos respectivos testes em cada bloco de dados na forma de um código CRC. O modem de recepção compara os seus resultados como o código recebido e responde com um reconhecimento positivo ou negativo.
Xmodem
O primeiro elemento de uma família de protocolos de software de controlo de erros utilizados para transferir ficheiros entre modems. Estes protocolos encontram-se no domínio público e estão disponíveis a partir de muitos serviços de BBS.
Xon/Xoff
Caracteres de controlo ASCII padrão utilizados para indicar a um dispositivo inteligente a interrupção/retoma da transmissão de dados.
Ymodem G
Semelhante ao Ymodem, com a excepção de que assenta no modem para a verificação de erros, tornando-a mais rápida.
Ymodem
Um protocolo de verificação de erros que tem a capacidade de enviar vários ficheiros de dados de cada vez em blocos de 1.024 bytes (1K). Este protocolo pode utilizar somas de verificação ou CRC para a verificação de erros.
Zmodem
Semelhante a Xmodem e a Ymodem, com a excepção de que inclui a transferência em lotes, a capacidade para recuperar de uma transferência parcialmente concluída, uma função de início automático e mais eficácia.