Linha dedicada/privada e aplicativos síncronos

Observação: os aplicativos síncronos geralmente estão baseados em um computador mainframe. O provedor de serviços de Internet com conexão dial-up padrão NÃO é síncrono.

Este capítulo contém informações sobre:

Visão geral

Este capítulo aborda o uso do modem com dispositivos que se comunicam usando protocolos síncronos (ou seja, computadores mainframe). O Courier 56K Business Modem deve estar conectado a uma porta serial síncrona.

Há duas formas de operar o modem em modo síncrono analógico:

Discar usando Significa
Software V.25 bis Configurar o modem para entrar em modo síncrono quando ativado. Em seguida, executar um software de comunicação que utilize o protocolo V.25 bis para controlar o processo de discagem.
Comandos AT Configurar o modem para discar usando comandos AT e, em seguida, passar para o modo síncrono assim que a conexão for estabelecida.

 

Requisitos para aplicativos síncronos analógicos

As informações abaixo descrevem requisitos de dispositivos.

Observação: descubra quais hardwares e softwares são necessários antes de prosseguir.

Um dispositivo com uma porta serial síncrona

Você provavelmente terá que adquirir e instalar uma placa adaptadora síncrona. Essas placas fornecem:

Um cabo serial

Obtenha um cabo serial blindado com um conector macho DB-25 em uma extremidade e um conector apropriado à porta serial síncrona na outra. O modem fornece uma interface EIA-232 através da porta serial.

Os pinos de temporização síncrona de transmissão e recepção são necessários na interface EIA-232, portanto, os pinos 15 e 17 são necessários. O modem transmite sinais de temporização através do pino 15 e recebe sinais de temporização através do pino 17.

Observação: o cabo serial que acompanha o modem só oferece suporte ao modo assíncrono.

Software de comunicação

Os dispositivos em ambas as extremidades da conexão utilizam o mesmo protocolo síncrono.

Pergunte ao seu administrador de rede sobre o suporte de software (por exemplo, um pacote de comunicação específico) necessário para efetuar logon na rede.

Operações síncronas

Durante as operações síncronas, os relógios de transmissão e recepção em ambas as extremidades da conexão telefônica controlam a temporização precisa do fluxo de dados. O equipamento de comunicação no dispositivo remoto, o modem e o computador devem tratar dos dados à mesma velocidade.

O modem é geralmente a fonte dos sinais de temporização do relógio de transmissão e envia esses sinais ao computador através da interface EIA-232. A taxa de transmissão do computador acompanhará as taxas da conexão.

Configurando o Courier 56K Business Modem para uma operação de linha privada

É possível usar o Courier 56K Business Modem no modo smart ou dumb (determinado pela posição do DIP switch 8).

Se você estiver usando o modem em uma linha privada ou dedicada, ele estiver definido como &L1 e o modem remoto tiver uma configuração idêntica, os modems se conectarão automaticamente ao serem ativados. Eles também se reconectarão sem a intervenção do operador se houver distúrbios na linha graves o bastante para interromper a conexão.

  1. Ajuste o software de terminal ou de comunicação na taxa de comunicação desejada para os modems.
    Por exemplo, use uma configuração de terminal/software no valor de 9600 bps e, se os dois modems tiverem recursos, conseguirão conectar-se a 9600 bps.
  2. Envie AT&B1&S2&H1&L1&W para o modem.
    &B1 Ajusta a taxa da porta serial do Courier 56K Business Modem para a mesma taxa selecionada por você ao configurar o software de comunicação.
    &S2 Faz o Courier 56K Business Modem enviar um sinal CTS (pronto para enviar) somente depois de enviar o sinal CD (detecção de portadora), ou seja, somente depois de conectar-se com o modem remoto.
    &H1 Ativa o controle de fluxo de hardware (CTS).
    &L1 Força a permanência dos modems fora do gancho durante a ativação e ativa os modems para restabelecer a conexão em caso de perda (somente em linhas privadas).
    &W Grava as configurações na memória não volátil (NVRAM) como valores padrão de ativação.

    Observação: recomenda-se o uso da configuração &S2 para retardar o CTS até que a conexão seja estabelecida, como medida preventiva.
    Se os modems estiverem no processo de estabelecer uma conexão ou uma nova conexão, o Courier 56K Business Modem interpretará qualquer entrada de dados do teclado, mesmo um toque acidental, como um cancelamento por pressionamento de tecla, e desligará. O atraso do CTS até a detecção de portadora evita que isso ocorra. No entanto, você precisa definir o Courier 56K Business Modem para controle de fluxo de hardware enviando AT&H1.
    Se seu software ou computador não oferecerem suporte a CTS, não inclua &S2 e &H1 na seqüência de comando conforme sugerido acima. Mas lembre-se de que se os modems não conseguirem se conectar ou reconectar, a razão poderá ser um cancelamento por pressionamento de tecla.
  3. Defina o DIP switch 10 como Desativado Isso determina que o Courier 56K Business Modem carregue as configurações da NVRAM na ativação. Não importa se o Courier 56K Business Modem está em modo Smart ou Dumb (DIP switch 8).
  4. Decida qual dispositivo deverá ser o modem de chamada e qual deverá ser o modem de atendimento.
  5. Defina o modem de atendimento para atender automaticamente, DIP switch 5 Desativado, e o modem de chamada para não atender automaticamente, DIP switch 5 ativado.
  6. Desative e ative os modems. Isso iniciará as novas configurações de DIP switch e carregará os valores padrão iniciais, inclusive &L1. Os modems entram no estado "fora do gancho" e estabelecem a conexão.

Observação: se os modems não conseguirem restaurar a conexão e você não tiver definido o Courier 56K Business Modem como &S2, a razão pode ser um cancelamento por pressionamento de tecla. Porém, se o problema persistir, talvez seja necessário telefonar para a companhia telefônica e solicitar a verificação da linha.

 

Discar usando o software V.25 bis

Para estabelecer conexões síncronas usando o software de comunicação V.25 bis, será preciso primeiro configurar o modem usando comandos AT. Após a configuração do modem, execute o software de comunicação.

Configurando o Courier 56K Business Modem

Antes de tentar conectar-se a uma rede síncrona, configure o modem usando um dispositivo assíncrono, como um terminal ou computador que esteja executando um software de comunicação assíncrona padrão.

  1. Descubra que protocolo está sendo usado para discagem e atendimento no software e, em seguida, defina o modem para discar usando esse protocolo.
    Para que o modem Comando

    Disque usando o protocolo BISYNC.

    O modem e o dispositivo remoto devem usar o mesmo formato de dados de 8 bits. O comprimento em caracteres deve ser de 7 bits com paridade ÍMPAR ou PAR (ÍMPAR é a preferível), ou 8 bits e SEM paridade.

    AT&M6
    Disque usando o protocolo HDLC (High Level Data Link Control). AT&M7

    Exemplo:
    O envio de AT&M7&W selecionaria HDLC.
  2. Defina a velocidade do relógio offline ou a velocidade do relógio a ser usada (entre o modem e o computador ao qual o dispositivo está diretamente conectado) quando o modem não estiver ocupado com uma conexão síncrona.
    Para uma velocidade de relógio offline de Comando
    1200 bps AT%N2
    2400 bps AT%N3
    4800 bps AT%N4
    7200 bps AT%N5
    9600 bps AT%N6 (padrão)
    12000bps AT%N7
    14400 bps AT%N8
    16800 bps AT%N9
    19200 bps AT%N10

    Exemplo: O envio de AT%N10&W seleciona uma velocidade de relógio offline de 19200 bps.
  3. Escolha uma taxa de conexão a ser usada (entre o Courier 56K Business Modem e o dispositivo de comunicação remoto) quando o Courier 56K Business Modem estiver on-line.
    Se &Nn for definido como 2-16, o Courier 56K Business Modem ignorará a taxa %Nn&Nn como a taxa de conexão on-line.
    Para definir a taxa de conexão como Comando
    Variável AT&N0 (padrão)
    Reservado AT&N1
    1200 bps AT&N2
    2400 bps AT&N3
    4800 bps AT&N4
    7200 bps AT&N5
    9600 bps AT&N6
    12.0 Kbps AT&N7
    14.4 Kbps AT&N8
    16.8 Kbps AT&N9
    19.2 Kbps AT&N10
    21.6 Kbps AT&N11
    24.0 Kbps AT&N12
    26.4 Kbps AT&N13
    28.8 Kbps AT&N14
    31.2 Kbps AT&N15
    33.6 Kbps AT&N16

    Exemplo:
    O envio de AT&N10%N10<&W seleciona uma taxa de conexão e uma velocidade de relógio offline de 19200 bps.
    Recomenda-se a definição da taxa entre o computador ou terminal e o Courier 56K Business Modem (%Nn) e a definição da taxa de conexão (&Nn) de forma correspondente. Isso evitará alterações radicais na taxa produzida quando a taxa de conexão for ajustada para a velocidade de relógio offline.
  4. Escolha se o modem deve exibir códigos de resultados síncronos estendidos ou normais.
    Dependendo da configuração do comando Xn, o modem exibirá códigos de resultados síncronos estendidos ou normais. Os códigos de resultados estendidos fornecem informações mais detalhadas. Não se preocupe se a tela não exibir códigos de resultados síncronos; eles foram concebidos para o software de comunicação.
    Por padrão, o modem é definido para X1 para códigos de resultados estendidos. Para passar para códigos de resultados normais, envie ATX0 ao modem.
    Exemplo: O envio de ATX1&W seleciona códigos de resultados estendidos.
  5. O modem tem recurso de atendimento automático de chamadas.
    Para que o modem Comando
    Desative o atendimento automático. ATS0=0 (padrão)
    Ative o atendimento automático. ATS0=1

    Observação: devido à natureza do dial-up síncrono, se o hardware ou o software não for configurado como AA, o Courier 56K Business Modem só atenderá no quarto toque de chamada.
    Como alternativa, você pode combinar todos os comandos anteriores em um comando composto como, por exemplo:
    AT&M7&N10%N10X1S0=1&W
    Isso determina que o modem utilize o protocolo HDLC para discagem, uma velocidade de relógio offline e taxa de conexão de 19200 bps, exiba códigos de resultados estendidos, responda às chamadas automaticamente e grave essas configurações na NVRAM.
  6. Defina o DIP switch 10 como Desativado. Em seguida, desative o modem e volte a ativá-lo. A definição do DIP switch 10 como Desativado faz o modem ler as configurações que você acabou de definir para a NVRAM, o que permite a operação síncrona.

Discando com uso do V.25 bis

O software de comunicação, que deve oferecer suporte a V.25 bis, cuida da discagem. Depois de estabelecida a conexão síncrona e do modem entrar no modo síncrono, os comandos V.25 bis deixam de ser necessários e são ignorados. Para obter instruções de discagem, consulte o manual que acompanha o software de comunicação.

Desligando

Como o modem não consegue aceitar comandos depois de estar conectado em modo síncrono, não será possível usar o comando ATH (desligar) nem +++ (o código de escape).

A única forma de desconectar o modem será interrompendo o sinal DTR (terminal de dados pronto). Corte a energia do Courier 56K Business Modem ou use o software de comunicação (consulte o manual de usuário do software para obter instruções).

Retornando ao modo assíncrono

Após o encerramento de uma sessão síncrona, você pode voltar ao modo assíncrono movendo o DIP switch 10 para ativado e, em seguida, reativando a energia do Courier 56K Business Modem. O Courier 56K Business Modem não consegue passar do modo síncrono para o assíncrono, ou vice-versa, enquanto houver uma chamada conectada.

 

Discando de forma síncrona usando comandos AT

Para usar comandos AT para discar, será preciso definir o modem para entrar no modo síncrono on-line após a discagem. Em seguida, disque o número do dispositivo remoto usando comandos AT. Após o atendimento do dispositivo remoto, o modem passa para o modo síncrono e começa a enviar sinais de temporização síncronos para o computador.

Como o modem não aceitará comandos quando estiver no modo síncrono, será preciso configurá-lo em modo assíncrono antes de conectá-lo a uma rede síncrona.

O Courier 56K Business Modem sempre gera sinais de temporização de relógio de transmissão quando está em modo síncrono.

Observação: o cancelamento de DTR deve estar desativado quando o modem for utilizado em modo síncrono on-line. Use &D1 ou &D2. Consulte o capítulo Controlando a sinalização EIA-232 neste guia.

Configurando o Courier 56K Business Modem

  1. Se o software de comunicação não estiver em execução, carregue o programa e inicie o modo de terminal (consulte o guia do usuário do software para obter instruções).
  2. Envie AT&F0B0&X0 para o modem.
    O dispositivo que estiver sendo chamado também deve estar definido para o equivalente a B0 , que determina a utilização da seqüência de atendimento V.25 pelo modem, e &X0, que identifica o modem como fonte dos sinais de temporização síncronos.
  3. Defina a taxa de conexão a ser usada (entre o modem e o dispositivo de comunicação remoto) quando o modem estiver on-line.
    Experimente primeiro uma taxa de conexão variável &N0. Se isso não funcionar, experimente uma taxa de conexão fixa &N6 (9600 bps) ou &N3 (2400 bps).
  4. O modem tem recurso de atendimento automático de chamadas.
    Para que o modem Comando
    Desative o atendimento automático ATS0=0 (padrão)
    Ative o atendimento automático ATS0=1

    Observação: devido à natureza da discagem síncrona, o Courier 56K Business Modem só atende automaticamente no terceiro ou quarto toque de chamada.

  5. Envie AT&M1 para fazer o modem entrar em modo síncrono, seguido do número a ser discado. O comando de discagem deve ser o último antes do retorno de carro.
    Exemplo: AT&M1DT5551234
    Como alternativa, você pode combinar todos os comandos anteriores em um comando composto como, por exemplo:
    AT&F0B0&X0&N0S0=1&M1DT5551234
    Isso determina que o modem carregue o modelo de fábrica "sem controle de fluxo" e, em seguida, use a seqüência de atendimento ITU, tornando o modem a fonte dos sinais de temporização Este comando define uma taxa de conexão variável e faz o modem atender automaticamente às chamadas recebidas, passar para o modo síncrono on-line após a conexão e, em seguida, discar 555 1234.

Discando

Há dois métodos de discar automaticamente um número de telefone armazenado. Você pode fazer o modem discar o número armazenado quando recebe o sinal DTR do computador ou quando é ativado/redefinido.

  1. Armazene um número de telefone na posição de memória 0 usando o comando AT&Z0=n.
    Por exemplo, AT&Z0=T18475551111, armazena o número de telefone 847 555 1111 e o sinal de discagem.
  2. Execute a etapa a ou b, dependendo do método de discagem escolhido.
    Para que o modem disque ao Digite
    Receber o sinal DTR do computador ATS13.3=1&W
    Ser redefinido ATS13.4=1&W
  3. Verifique se o DIP switch 10 está definido como Desativado para carregar as configurações da NVRAM.

Desligando

Quando ocorre um dos eventos a seguir, o modem retorna ao modo de comando assíncrono:

 

Discagem automática

Como o Courier 56K Business Modem não aceitará comandos quando estiver no modo síncrono, será preciso configurá-lo em modo assíncrono antes de conectá-lo a uma rede síncrona.

Em seguida, é possível definir o Courier 56K Business Modem para discar para o dispositivo remoto na ativação, ao receber o sinal DTR do computador, ou quando você pressionar o comutador Voice/Data (Voz/Dados).

Após o atendimento do dispositivo remoto, o Courier 56K Business Modem passa para o modo síncrono e começa a enviar sinais de temporização síncronos para o computador.

Configurando o Courier 56K Business Modem

  1. Se o software de comunicação não estiver em execução, carregue o programa e inicie o modo terminal (consulte o guia do usuário do software para obter instruções).
  2. Envie AT&F0B0&W para o modem.
    O dispositivo que estiver sendo chamado também deve estar definido para o equivalente de B0 , que determina a utilização da seqüência ITU pelo dispositivo.
  3. Selecione uma fonte de sinais de temporização síncronos. Por exemplo, envie AT&X0&W para selecionar o Courier 56K Business Modem como fonte dos sinais de temporização de relógio de transmissão síncronos.
    Para que o modem Comando
    O Courier 56K Business Modem envia sinais de temporização de relógio de transmissão para o DTE através da interface serial. A taxa DTE segue a taxa de conexão. AT&X0 (padrão)
    O DTE envia sinais de temporização de relógio de transmissão ao Courier 56K Business Modem através da interface serial. Uso típico: linhas privadas multiplexadas. AT&X1
    O Courier 56K Business Modem envia sinais de temporização de relógio de receptor, que são enviados de volta ao relógio de transmissão e enviados ao DTE através da interface serial. Uso típico: sistemas que exigem sincronização de dados fluindo em ambas as direções. AT&X2
  4. Defina uma taxa de conexão a ser usada (entre o Courier 56K Business Modem e o dispositivo de comunicação remoto) quando o Courier 56K Business Modem estiver on-line.
    Experimente primeiro uma taxa de conexão variável, AT&N0. Se isso não funcionar, experimente uma taxa de conexão fixa &N10 (19.2 Kbps), &N6 (9600 bps) ou &N3 (2400 bps).
    Comando Taxa Comando Taxa
    AT&N0 Variável (padrão) AT&N20 32000 bps
    AT&N1 Reservado AT&N21 33333 bps
    AT&N2 1200 bps AT&N22 34666 bps
    AT&N3 2400 bps AT&N23 36000 bps
    AT&N4 4800 bps AT&N24 37333 bps
    AT&N5 7200 bps AT&N25 38666 bps
    AT&N6 9600 bps AT&N26 40000 bps
    AT&N7 12 Kbps AT&N27 41333 bps
    AT&N8 14.4 Kbps AT&N28 42666 bps
    AT&N9 16.8 Kbps   AT&N29 44000 bps
    AT&N10 19.2 Kbps   AT&N30 45333 bps
    AT&N11 21.6 Kbps   AT&N31 46666 bps
    AT&N12 24 Kbps   AT&N32 48000 bps
    AT&N13 26.4 Kbps   AT&N33 49333 bps
    AT&N14 28.8 Kbps   AT&N34 50666 bps
    AT&N15 31.2 Kbps   AT&N35 52000 bps
    AT&N16 33.6 Kbps   AT&N36 53333 bps
    AT&N17 28000 bps   AT&N37 54666 bps
    AT&N18 29333 bps   AT&N38 56000 bps
    AT&N19 30666 bps      
  5. Se desejar que o Courier 56K Business Modem atenda a chamadas, ative o atendimento automático definindo o DIP switch 5 como Desativado.
  6. Envie AT&M1&W ao modem para entrar no modo síncrono.
  7. Armazene um número de telefone na posição de memória 0 usando AT&Z0=número de telefone.
    Por exemplo, para armazenar 847 555 1111 e um tom de discagem, digite AT&Z0=T18475551111
  8. Selecione um método a ser usado para discar automaticamente o número armazenado. Você pode fazer o Courier 56K Business Modem discar o número armazenado ao receber o sinal DTR do computador, na ativação/redefinição ou quando você pressionar o comutador Voice/Data (Voz/Dados).
    Use a tabela a seguir para determinar qual comando deve ser enviado ao modem para o método de discagem escolhido.
    Para que o Courier 56K Business Modem disque Comando
    Ao receber o sinal DTR do computador. ATS13.3=1&W
    Ao ser ativado ou redefinido. ATS13.4=1&W
    Quando o comutador Voice/Data (Voz/Dados) for pressionado. ATS32=4&W
  9. Verifique se o DIP switch 10 está Desativado, para carregar as configurações da NVRAM.