Controle de fluxo

Este capítulo contém informações sobre:

Visão geral

O Courier 56K Business Modem dispõe de dois buffers, um para dados transmitidos do computador e outro para dados recebidos da linha telefônica.

O controle de fluxo consiste em um sistema para interromper e iniciar transmissões, dependendo da carga do buffer. A finalidade do controle de fluxo é impedir a sobrecarga dos buffers, o que poderia provocar perda de dados.

Recomenda-se o uso do controle de fluxo de hardware. Nesse caso, dependendo do software de comunicação em uso, pode ser preciso ativar nele o controle de fluxo de hardware.

Controle de fluxo de hardware e software

Há dois tipos de controle de fluxo: por hardware e por software. Os Courier 56K Business Modems oferecem suporte a ambos, mas o computador e o software de comunicação também devem oferecer suporte ao tipo de controle de fluxo escolhido.

Controle de fluxo por hardware

Os Courier 56K Business Modems implementam controle de fluxo por hardware detectando se um buffer está 90% cheio e, em seguida, enviando o sinal CTS (Clear to Send) para interromper o fluxo de dados. Quando o buffer atinge 20% de sua capacidade plena, o CTS reinicia o fluxo de dados.

Controle de fluxo por software

Os Courier 56K Business Modems implementam controle de fluxo por software detectando se um buffer está 90% cheio e, em seguida, enviando caracteres especiais para interromper o fluxo de dados. Quando o buffer atinge 20% de sua capacidade plena, o Courier 56K Business Modem envia caracteres especiais para reiniciar o fluxo de dados.

O problema com o controle de fluxo por software é que os caracteres usados para interromper (<Ctrl>Q) e iniciar (<Ctrl>S) o fluxo de dados podem ocorrer naturalmente no fluxo de dados. A ativação do controle de fluxo por software orienta o modem a reconhecer esses caracteres e atuar quando isso ocorrer, mesmo que o objetivo deles não seja o de controlar o fluxo de dados.

O uso do controle de fluxo por software pode ser satisfatório se você estiver somente transferindo arquivos de texto.

O comando de início é denominado XON (a partir de "transmit on", ou "ativar transmissão") e o comando de parada é denominado XOFF ("transmit off", ou "desativar transmissão"). Você pode alterar os caracteres utilizados. Consulte Registros S22 e S23 no apêndice Registros S neste guia.

Controle de fluxo de dados recebidos

As configurações de controle de fluxo são controladas pelos comandos AT&Rn e AT&In. As configurações padrão são R2&I0. Use a tabela a seguir para obter mais informações sobre como definir o controle de fluxo.

Para que o modem Comando

Faça uma pausa antes de enviar o sinal CTS depois de receber RTS (Request to Send, Solicitação para envio).

O atraso é exigido por alguns computadores mainframe e não se aplica a chamadas assíncronas.

Observação: isso não é relevante para usuários de PC comuns.

AT&R0

Ignore o sinal RTS.

Será necessário usar &R1 se o computador ou software não oferecer suporte a RTS

AT&R1

Ative o controle de fluxo de hardware.

Só envia dados ao computador ao receber o sinal RTS. É a configuração normal para controle de fluxo de hardware.

AT&R2

Desative o controle de fluxo por software (XON/XOFF).

Recomendado para chamadas não-ARQ (modo normal) (consulte AT&I5). Enquanto o Courier 56K Business Modem estiver on-line, só reconhecerá os caracteres +++, o código de escape.

AT&I0 (padrão)

Ative o controle de fluxo por software (XON/XOFF). Use somente em modo ARQ.

Observação: os caracteres XON/XOFF enviados ao computador remoto podem interferir na sinalização XON/XOFF entre o computador remoto e o dispositivo remoto (consulte AT&I2).

AT&I1

Force o modem a agir diante de comandos XON/XOFF, mas remova-os do fluxo de dados em vez de passá-los para o computador remoto.

Isso garante que o computador remoto não confunda os caracteres XON/XOFF enviados por você com os originados no dispositivo conectado ao próprio computador remoto. Essa é a configuração recomendada para o modo ARQ.

AT&I2
Ao usar o comando AT&I2, se a chamada não estiver em modo ARQ, não haverá controle de fluxo no link. Se você enviar um XOFF para o modem e ele parar de transferir dados, ele não terá como informar ao computador e modem remotos para interromper o envio de dados por algum tempo, o que poderá sobrecarregar o buffer do local. Para obter um controle mais confiável em modo sem ARQ, consulte AT&I5.

Ative o modo de host Hewlett Packard. Aplica-se somente a dispositivos conectados a um mainframe HP que utilize protocolo ENQ/ACK. Use somente em modo ARQ.

Se você desejar usar controle de fluxo de software para transferir arquivos que não sejam de texto (binários), defina as taxas de porta serial e de conexão com valores iguais usando &B0 e &N0. Consulte o capítulo "Controlando taxas de dados" neste guia para obter mais informações sobres esses comandos.

AT&I3

Ative o modo de terminal Hewlett Packard. Aplica-se somente a Courier 56K Business Modems conectados a terminais em um sistema HP que utilize o protocolo ENQ/ACK. Use somente em modo ARQ.

ative o controle de fluxo quando a conexão não estiver sujeita a controle de erros. Para que isso funcione, o dispositivo remoto deve também dispor do recurso AT&I5. Em modo ARQ, um modem definido como AT&I5 opera da mesma forma que faria quando definido para &I2. Ele atua diante dos seus comandos XON/XOFF, mas não os transmite para o sistema remoto. O protocolo de controle de erros permite que os dispositivos controlem o fluxo de dados no link telefônico.

Em modo não-ARQ, um modem definido como AT&I5 opera como se o controle de fluxo estivesse desativado (AT&I0); ele não procura os seus comandos XON/XOFF digitados. No entanto, ele procura os caracteres XON/XOFF provenientes do link telefônico. Quando o dispositivo remoto envia comandos XON/XOFF, o modem retoma ou interrompe a transmissão de dados pelo link e elimina os caracteres do fluxo de dados.

AT&I4
Se ambos os dispositivos estiverem definidos como AT&I5, os operadores em cada extremidade poderão enviar sinais ao dispositivo remoto para interromper a transmissão. Dessa forma, controlarão o fluxo de dados no link telefônico e impedirão a sobrecarga do buffer de seus próprios dispositivos. Nas interfaces do computador/dispositivo, os dispositivos controlam de forma independente o fluxo de dados através de suas próprias configurações de transmissão de dados (AT&H). AT&I5

Exemplo: o envio de AT&I2 removerá os comandos XON/XOFF do fluxo de dados em vez de enviá-los ao computador remoto. Isso forçará o Courier 56K Business Modem a atuar diante dos comandos XON/XOFF.

Controle de fluxo de dados de transmissão

Este tipo de controle de fluxo é para dados transmitidos ao Courier 56K Business Modem pelo computador conectado.

Para que o modem Comando
Desative o controle de fluxo de dados de transmissão AT&H0

Ative o controle de fluxo por hardware.

Requer suporte a CTS na interface EIA-232 por parte do computador e do software.

AT&H1

Ative o controle de fluxo por software.

Requer suporte a sinalização XON/XOFF por parte do software.

AT&H2

Use controle de fluxo por hardware e por software

Selecione esta opção caso você não esteja seguro quanto ao tipo de controle de fluxo compatível com seu equipamento.

AT&H3