Configurar as Definições da Rede Sem Fios

Na Interface do Utilizador da Internet, clique no separador Wireless (Sem fios). Nesta secção pode configurar e alterar as definições da rede sem fios do Wireless MAXg Router.

Wireless Network Type (Tipo de rede sem fios)

Nesta secção pode seleccionar o tipo de rede sem fios à qual pretende que o Wireless MAXg Bridge estabeleça uma ligação. Existem três opções Infrastructure, Bridge e Ad hoc. Se estiver a utilizar o Wireless MAXg Bridge para estabelecer ligação a um computador ou a outro dispositivo de rede numa rede sem fios existente, seleccione Infrastucture (Infra-estrutura). Se estiver a utilizar o Wireless MAXg Bridge paara ligar duas redes WDS, seleccione Bridge. Se estiver a utilizar o Wireless MAXg Bridge para ligar um computador directamente a outro computador com funcionalidades sem fios, seleccione Ad hoc.

Network (Rede)

Nesta secção, poderá ver uma lista dos dispositivos de funcionamento em rede sem fios que foram detectados. Apenas os dispositivos que estejam a difundir o seu Nome da Rede (SSID) serão apresentados nesta lista. Para cada um dos dispositivos de funcionamento em rede detectado poderá ver a seguinte informação:

Se tiver seleccionado o modo Infrastructure (Infra-Estrutura) ou Ad hoc como o tipo de rede sem fios, a coluna WDS não é apresentada.

Se o dispositivo de rede pretendido continuar sem surgir, o mesmo poderá não estar a difundir o seu Nome da Rede (SSID). Seleccione a última linha da lista e introduza manualmente a informação relativa ao dispositivo de rede. Deverá introduzir o Nome da Rede, o endereço MAC sem fios e o canal correcto da rede sem fios existente.

Security (Segurança)

Nesta secção pode activar as funcionalidades de segurança sem fios. Todas as definições de segurança deverão corresponder às definições do dispositivo de rede sem fios com o qual o Bridge vai estabelecer ligação. É altamente recomendável que active algum tipo de segurança sem fios de forma a que clientes não autorizados não consigam aceder à sua rede.

Nota: Todas as mudanças implementadas nas definições de segurança do seu ponto de acesso ou router sem fios ou nas definições do seu Bridge deverão ser igualmente aplicadas a todos os clientes sem fios que se ligarão ao Bridge.

Em Method (Método), pode escolher uma das seguintes opções:

Tem de configurar diferentes definições consoante a opção que escolher.

WPA

A utilização de chaves do WPA é muito semelhante à do WEP pois a segurança por encriptação é utilizada em todas as transmissões de dados e é utilizada uma combinação de chaves para proporcionar controlo de acesso a uma rede, mas a chave apenas é utilizada uma vez para iniciar o processo e é uma chave de 256 bits. Depois de ser estabelecida a comunicação, a chave é alterada regularmente para uma variação aleatória da chave original, proporcionando um nível mais alto de segurança.

Nota: As opções WPA PSK (Pre-Shared Key - Chave Pré-Partilhada) apenas podem ser utilizadas se a rede sem fios à qual se ligue puder empregar uma versão de WPA PSK como modo de autenticação. Muitos dispositivos sem fios mais antigos não podem utilizar o WPA PSK, pelo que isto deve ser verificado antes de seleccionar o WPA PSK. Os modos de autenticação não correspondentes impedem a ligação a uma rede sem fios.

Terá de seleccionar o Method (Método) de segurança que corresponda às definições do dispositivo de funcionamento em rede sem fios com o qual estabelecerá ligação. Pode escolher WPA PSK (TKIP) ou WPA PSK (AES). Se estiver a utilizar WPA como método de encriptação na sua rede sem fios, deverá utilizar TKIP ou AES, não uma combinação dos dois, uma vez que o Bridge apenas suporta um deles. Por exemplo, o Wireless MAXg Router está predefinido para WPA (TKIP and AES). Teria de mudar esta definição para TKIP ou AES.

Em seguida, tem de introduzir uma Pass phrase (Expressão-chave). A expressão-chave tem de ter, pelo menos, oito caracteres de comprimento. Esta expressão-passe tem de ser igual em todos os computadores que estão ligados à rede sem fios. Pode também definir a Key rotation (rotação das chaves) em segundos. Assim, determina a frequência com que o Bridge gera automaticamente uma nova chave. O TKIP (Temporal Key Integrity Protocol - Protocolo de integridade temporal das chaves) baralha as chaves utilizando um algoritmo de endereçamento calculado e assegura que as chaves não foram violadas adicionando uma funcionalidade de verificação de integridade. A AES (Advanced Encryption Standard - Norma de encriptação avançada) é uma técnica de encriptação simétrica de chaves.

WEP

A WEP (Wired Equivalent Privacy - Privacidade equivalente a ligação com fios) é um esquema de encriptação utilizado para proteger as suas comunicações de dados sem fios. A WEP utiliza uma combinação de chaves de 64 bits ou chaves de 128 bits para proporcionar controlo de acesso à rede e segurança de encriptação a todas as transmissões de dados. Para descodificar uma transmissão de dados, cada cliente sem fios na rede tem de utilizar uma chave idêntica de 64 ou 128 bits.

Terá de seleccionar o Method (Método) de segurança que corresponda às definições do dispositivo de funcionamento em rede sem fios com o qual estabelecerá ligação. Se activar WEP open (WEP Aberto) ou WEP shared (WEP Partilhado), terá introduzir a Key (Chave).

Bridge Networks (Redes Bridge)

Também conhecidas como Restrições WDS e só estão disponíveis se tiver seleccionado Bridge como o tipo de rede sem fios. Se activar esta funcionalidade, outros Bridges poderão ligar-se a esta. A US. Robotics recomenda que adicione apenas mais um Bridge através deste método. Se adicionar mais do que um Bridge em cadeia, a rede começará a perder qualidade e velocidade.

Para activar esta função, seleccione a caixa de verificação junto a I want to specify the devices that can connect to this one (Quero especificar os dispositivos que podem estabelecer ligações com este). Então, terá de introduzir o endereço MAC sem fios de cada novo Bridge que ligue a este; em seguida, clique em Add (Adicionar). Por predefinição, esta funcionalidade está desactivada.


O WDS permite-lhe utilizar vários pontos de acesso ou routers sem fios para ligar várias redes. Ao ligarem um ponto de acesso ou router sem fios a cada rede e activarem a funcionalidade WDS, os clientes sem fios na área mais próxima poderão ligar-se à rede sem fios, criando-se - além disso - uma ponte com outro ponto de acesso ou router sem fios mais distante. O ponto de acesso sem fios e o produto sem fios com o qual vai criar uma ponte deverão apresentar a mesma selecção de canal e o mesmo Nome da Rede (SSID); além disso, na tabela de Restrições WDS de cada um deles deverá constar o endereço MAC do outro. A activação da opção de Restrições WDS permite-lhe introduzir os endereços MAC dos pontos de acesso ou routers sem fios que poderão ligar-se a cada ponto da rede sem fios criada. Tal parâmetro determinará quem tem acesso à rede sem fios.

Transmission (Transmissão)

Os campos desta área destinam-se a funcionalidades sem fios mais avançadas e que a maioria das pessoas não precisa de alterar. Se quiser alterar qualquer uma destas definições, anote as predefinições antes de fazer quaisquer alterações, no caso de ter problemas e precisar de alterar novamente estas definições.

Para Power level (Nível de força), pode seleccionar entre 100%, 50% ou 25% a partir do menu pendente. O nível de força define a força do sinal sem fios que o Wireless MAXg Bridge transmite. É recomendável um definição mais baixa, se viver numa área onde o sinal sem fios possa sobrepor-se ao de outras redes sem fios e se quiser reduzir as interferências encontradas.

Para o 54g mode (Modo 54g), pode seleccionar Automatic (Automático), 802.11g Performance (Desempenho 802.11g) ou 802.11b Only (Apenas 802.11b). Se estiver a utilizar apenas equipamento 802.11g, 802.11g Performance disponibiliza o desempenho mais rápido. Se seleccionar 802.11b Only, todos os clientes a 802.11b irão ligar-se ao Wireless MAXg Bridge a taxas de dados de 802.11b.

Pode seleccionar ou anular a selecção da caixa de verificação junto de Automatic 54g protection (Protecção 54g automática). Se seleccionar esta opção, o Wireless MAXg Bridge utiliza o RTS/CTS para melhorar o desempenho a 802.11g em ambientes mistos 802.11. Caso não seja seleccionado, o desempenho de 802.11g será maximizado na maioria das condições enquanto que os outros modos 802.11 (802.11b, etc.) serão secundários.

A Supported rate (Taxa suportada) é a taxa de ligação sem fios a que as informações serão transmitidas e recebidas na sua rede sem fios. Pode seleccionar 1, 2, 5,5, 6, 9, 11, 12, 18, 24, 36, 48, 54.

A taxa multicast é a velocidade a que as informações são enviadas para outras estações. Pode seleccionar 1, 2, 5,5, 6, 9, 11, 12, 18, 24, 36, 48, 54.

Para Basic rate set (Definição básica da taxa), pode seleccionar Default (Predefinição), All (Tudo) ou 1 & 2 Mbps.

Para Acceleration (Aceleração), pode seleccionar None (Nenhum), 54g+ (Xpress™) ou MAXg (125 Mbps). Estas opções determinam as taxas de velocidade - normal (None) ou acelerada (54g+ ou MAXg).

O Beacon Interval (Intervalo de marcação) é o período de tempo entre as transmissões de sinais de marcação. Um sinal de marcação é, basicamente, o pulso de um cliente ou Bridge sem fios, enviando um sinal que informa a rede de que ainda está activo. O valor recomendado deste sinal situa-se entre 1 e 1000 milisegundos.

O RTS threshold (Limite RTS) é o período de tempo que o Bridge aguarda antes de enviar uma mensagem RTS a um cliente. RTS significa Request to Send (Pedido para enviar). Uma mensagem RTS diz ao computador alvo, à rede ou ao servidor, que o cliente está a tentar enviar dados e quer ter acesso primário ao computador ou à rede durante a transmissão e a recepção das informações. Se um cliente estiver a debater-se com dificuldades para transmitir dados para um computador, rede ou servidor, este limite deverá ser reduzido.

O Fragmentation threshold (Limite de fragmentação) é o nível máximo que o Bridge atinge ao enviar informações em pacotes antes de os pacotes serem divididos em fragmentos. Normalmente, se estiver a ter problemas no envio de informações, isso deve-se à existência de outro tráfego na rede e à colisão dos dados transmitidos. Isto pode ser corrigido, se a informação for dividida em fragmentos. Quanto mais abaixo for definido o limite de fragmentação, menor tem de ser um pacote antes de ser dividido em fragmentos. Se for definido o máximo (2346), a fragmentação encontra-se, essencialmente, desactivada.

O DTIM Interval (Intervalo DTIM) é o período de tempo entre o qual os DTIMs são enviados para os clientes da rede. DTIM quer dizer Delivery Traffic Indication Message (DTIM - Mensagem de indicação de tráfego de entrega). Uma DTIM é uma mensagem que é enviada para os clientes da rede em gestão de energia, informando-os de que existe informação que precisa de lhes ser enviada, para que se tornem activos novamente para a receber. Um número mais pequeno significa que os clientes não conseguem entrar no modo de poupança de energia por muito tempo. Um número mais alto significa que poderão entrar no modo de poupança de energia, mas que têm de permanecer activos mais tempo visto que se terá acumulado mais informação a lhes ser enviada. O valor predefinido para o intervalo DTIM é 1.

O Preamble (Preâmbulo) define a duração do bloco CRC (Cyclic Redundancy Check - Verificação cíclica da redundância) para comunicação entre o Wireless MAXg Bridge e os clientes sem fios. As redes com muito tráfego devem seleccionar Short (Curto) para o preâmbulo, ao passo que as redes sem muito tráfego devem seleccionar Long (Demorado) para o preâmbulo. Um preâmbulo curto aumenta a produção geral de informações na rede sem fios. Se tiver Short seleccionado e um cliente da rede não suportar Short, esse cliente não poderá comunicar com o Wireless MAXg Bridge.

Depois de efectuar quaisquer alterações às definições da rede sem fios do Wireless MAXg Bridge, tem de clicar em Save (Guardar) para que as alterações sejam guardadas e implementadas.