Definições da ligação à Internet

  1. Seleccione o seu tipo de ligação à Internet e introduza a informação de ligação adequada:

    Nota: Se não sabe qual é o seu tipo de ligação, contacte o seu fornecedor de serviços de Internet.

  1. Se o seu ISP utiliza Point-to-Point Tunneling (PPTP), após configurar a sua ligação à Internet no 1º Passo, seleccione My ISP uses a PPTP connection (O meu ISP utiliza uma ligação PPTP) e introduza o domínio ou endereço IP do servidor PPTP no campo Server (Servidor) e o nome de utilizador (User name ) e palavra-passe (Password ) do ISP. Se o seu ISP utilizar um método de autenticação específico, seleccione ou anule a selecção das caixas de verificação adequadas.

  2. Se o seu ISP exigir a utilização de um Host Name (Nome de Anfitrião), introduza-o.

  3. Se o seu ISP exigir um endereço MAC específico para a ligação à Internet, terá de mudar o endereço MAC do router. Poderá seleccionar o endereço MAC da lista (Dispositivos-cliente) ou introduzi-lo manualmente no campo Router.

  4. A função de Remote Access (Acesso remoto) permite que qualquer anfitrião de uma rede WAN estabeleça ligação às páginas de configuração do router. Por predefinição, apenas os dispositivos que estão ligados ao router através de um cabo Ethernet (introduzido numa porta LAN) podem aceder às páginas de configuração do router. Para activar o Acesso remoto, seleccione Allow access to this router from the Internet (Permitir o acesso a este router a partir da Internet). Por defeito, é atribuída a porta "8080". Se deseja utilizar outra porta, introduza o número respectivo.

  5. Para permitir o acesso à impressora ligada ao router a partir do exterior da LAN, seleccione Allow access to the print server from the Internet (Permitir o acesso ao servidor da impressora a partir da Internet).

Nota: Tem de clicar em Save (Guardar) para gravar todas as definições novas, assim como reiniciar o router depois de ter introduzido as alterações.

 

Static Routes (Rotas estáticas)

Se estabelecer uma ligação física da porta WAN do router a uma rede ou redes existentes, pode ser necessário estabelecer Rotas Estáticas. Desta forma, permite que o router utilize o seu próprio endereço de rede, que é diferente do da rede a que está ligado. Assim, permite que o router estabeleça uma ligação a redes específicas que já existam no lado WAN.

Para estabelecer Rotas Estáticas na sua WAN, deverá utilizar valores dentro das mesmas sub-redes que a sua ligação à Internet.

Nota: O endereço IP predefinido da LAN do router é 192.168.2.1 e a Máscara de sub-rede predefinida é 255.255.255.0.

  1. Introduza o endereço IP da rede deste router específico no campo IP address (Endereço IP).

  2. Introduza a máscara de sub-rede da rede deste router específico no campo Subnet mask (Máscara de sub-rede).

  3. Introduza a porta de ligação da rede deste router específico no campo Gateway (Porta de ligação).

  4. Introduza o número de routers com que este router terá de estabelecer ligação para ligar-se a outra rede, no campo Hops (Saltos).

    O número de saltos é determinado pelo número de routers entre o seu router e a respectiva rede.

    Exemplo
    : Se existisse outro router ligado à porta WAN do router, teria de introduzir 1 como o valor correspondente ao número de saltos entre a porta WAN do router e qualquer cliente ligado ao segundo router.

  5. Clique em Add (Adicionar).

 

Dynamic DNS (DNS Dinâmico)

Um DNS (Domain Name Service - serviço de nomes de domínios) traduz um endereço de Internet, tal como www.usr.com, num endereço IP. Um serviço DNS dinâmico permite-lhe atribuir um nome da Internet como myUSRrouter.dynDNS.com ao seu router, tornando-o acessível a partir da Internet sem ter de saber o endereço IP do router atribuído pelo fornecedor de serviços.

Nesta página, pode definir parâmetros que permitirão aos serviços de nomes de domínios encontrar a sua porta de ligação. Pode utilizar esta opção para ultrapassar a natureza dinâmica da atribuição de endereços IP de WAN e, assim, ter um nome de anfitrião consistente acessível a partir da Internet.

Nota: precisará de serviço DNS dinâmico facultado por terceiros para utilizar esta funcionalidade.

Para configurar um serviço DNS Dinâmico no seu router:

  1. Seleccione o seu fornecedor de DNS. Pode registar-se junto de DynDNS.org, TZO.com, DtDNS.com e No-IP.com sem qualquer encargo.

  2. Introduza as suas definições de DNS dinâmico, incluindo Host name (Nome de anfitrião), User name (Nome de utilizador) e Password (Palavra-passe), fornecidas pelo seu fornecedor de DNS. Clique em Add (Adicionar) quando terminar.

Para remover a atribuição de um serviço DNS dinâmico, clique no botão Delete (Eliminar) junto ao serviço em causa.

 

Nota: Tem de clicar em Save (Guardar) para gravar todas as definições novas, assim como reiniciar o router depois de ter introduzido as alterações.