Security Setting
|
O menu Security Setting (Definição de Segurança) permite controlar o acesso a e da rede local com as seguintes opções:
- Packet Filters controlam o acesso à sua rede com base nos endereços IP dos pacotes de dados de entrada e de saída.
- Domain Filters impedem o acesso pelos utilizadores da sua rede a Web sites específicos.
- URL Blocking impede o acesso pelos utilizadores da sua rede a Web sites, cujos endereços contenham uma palavra-chave específica.
- MAC Control atribui direitos de acesso a utilizadores específicos.
- Schedule Rule designa janelas de tempo, permitindo activar e desactivar serviços automaticamente.
- Miscellaneous rege as seguintes questões de segurança adicional:
- Remote Administrator Host permite que um administrador remoto execute a configuração do router.
- Administrator Time-out encerra automaticamente a Interface do Utilizador da Internet após o decorrer de períodos de tempo específicos.
- Discard PING from WAN side desactiva o procedimento ping por utilizadores externos.
- SPI Mode valida os cabeçalhos dos pacotes de dados.
- DoS Attack Detection pára a Recusa de ataques de serviço.
|
Packet Filters
A opção Packet Filters (Filtros do Pacote) permite controlar os dados que podem passar pelo router. De cada vez que o router recebe um pacote, analisa-o face aos parâmetros que definir nesta opção. Pode colocar restrições aos pacotes de entrada e de saída.
Depois de efectuar quaisquer alterações, lembre-se de clicar em Save (Guardar).
Domain Filters
A Domain filtering (Filtragem de Domínios) permite especificar URLs (endereços de Internet) ou sufixos de URL para que o acesso seja restrito na sua rede. Por exemplo, pode bloquear o acesso a um site com o nome www.domínioindesejado.com
- Domain Filter—Marque Enable (Activar) para activar a filtragem de domínios. Desmarque Enable (Activar) para desactivar a filtragem do domínio.
- Log DNS Query—Funciona em conjunto com o campo Action (Acção) para regras específicas. Marque Enable (Activar) para accionar a acção seleccionada quando é feita uma tentativa para obter acesso a qualquer um dos sites especificados.
- Privilege IP Addresses Range—Um intervalo de endereços IP anfitrião que não será afectado pela filtragem de domínios.
- ID—O número da regra de filtragem de pacotes atribuído ao router.
- Domain Suffix—A terminação de URLs, ou endereços de Internet, a ser sujeita à filtragem de domínios, por exemplo, org ou abc.net. Pode especificar qualquer parte da terminação do URL e não apenas as partes normalmente separadas por pontos finais. Por exemplo, se especificar ent.com, o router irá filtrar URLs a terminar em entertainment.com, parent.com e assim por diante.
- Action—A acção a tomar quando é tentado o acesso a um site restrito:
- Drop bloqueia o acesso ao site.
- Log regista a tentativa de acesso se Log DNS Query estiver activada.
- Enable—Quando esta caixa é marcada, o router aplica a filtragem de domínios para o sufixo do URL especificado; quando esta caixa não está marcada, o router não aplica o filtro ao sufixo do URL.
Depois de efectuar quaisquer alterações, lembre-se de clicar em Save (Guardar).
URL Blocking
O URL Blocking permite especificar palavras-chave que o router não deverá permitir em URLs. Por exemplo, pode recusar acesso a qualquer Web site cujo nome contenha a palavra adulto.
- URL Blocking Enable—Quando esta caixa de verificação é seleccionada, o bloqueio URL está activado; quando esta caixa de verificação não está marcada, o bloqueio de URL está desactivado.
- ID—O número da regra de bloqueio de URL atribuído ao router.
- URL—Qualquer parte de um URL que pretende bloquear. Por exemplo, especificar adulto desautoriza o acesso a qualquer Web site cujo URL contém a palavra adulto.
- Enable—Quando esta caixa de verificação é seleccionada, o router aplica o bloqueio de URL à palavra-chave especificada; quando esta caixa de verificação não está seleccionada, o router não aplica o bloqueio de URL à palavra-chave especificada.
Depois de efectuar quaisquer alterações, lembre-se de clicar em Save (Guardar).
MAC Control
O MAC Address Control (Controlo de Endereços MAC) permite associar um endereço IP específico a um endereço MAC de um dispositivo e, em seguida, autorizar ou desautorizar o acesso desse dispositivo aos serviços do router.
- Enable—Quando esta caixa está seleccionada, o router aplica as regras de controlo de endereços MAC; quando esta caixa de verificação não está seleccionada, o router não aplica as regras de controlo de endereços MAC. Desde que o MAC Address Control esteja activado, cada endereço MAC especificado neste ecrã permanece associado ao seu endereço IP especificado. Mesmo se o dispositivo executar operações para libertar e renovar o seu endereço, após a renovação, o seu endereço IP será reatribuído ao MAC Address Control.
- Connection control—Activa e desactiva a acção que seleccionou na lista pendente. Por exemplo, se seleccionar allow (permitir) e a opção Connection control (Controlo de ligação ) estiver seleccionada, os clientes não especificados no MAC Address (Endereço MAC) podem estabelecer ligação ao router.
- ID—O número da regra de controlo do endereço MAC atribuído ao router.
- MAC Address—O endereço MAC do dispositivo.
- IP Address—O endereço IP a atribuir ao dispositivo.
- C—Quando esta caixa de verificação é seleccionada, o dispositivo especificado tem acesso ao router; quando esta caixa não é seleccionada, o dispositivo especificado não tem acesso ao router.
- DHCP clients—Obtém um endereço MAC de um cliente e coloca-o no campo MAC Address (Endereço MAC) da linha seleccionada. Para preencher a linha:
- Seleccione um cliente a partir da lista DHCP clients (Clientes de DHCP).
- Seleccione a ID da lista a partir da lista ID.
- Clique em Copy to (Copiar para).
Depois de efectuar quaisquer alterações, lembre-se de clicar em Save (Guardar).
Schedule Rule
O ecrã Schedule Rule (Regra de Agendamento) oferece-lhe o controlo sobre os períodos de tempo em que outras regras têm efeito. Por exemplo, pode configurar um período da Schedule Rule (Regra de Agendamento) das 12:00 horas de sábado até às 00:00 horas de segunda-feira e, em seguida, aplicar essa regra às suas regras de filtros de pacotes. O resultado é que a filtragem de pacotes ocorre apenas durante as horas do fim-de-semana; nas restantes horas, a filtragem de pacotes é desactivada.
Depois de proceder às alterações no ecrã Schedule Rule (Regra de Agendamento), lembre-se de clicar em Save (Guardar).
Miscellaneous
- Remote Administrator Host / Port —Identifica um anfitrião remoto para que tenha acesso à Interface do Utilizador da Internet do router.
- Para permitir acesso a todos os anfitriões:
- No primeiro campo Setting (Definição), escreva 0.0.0.0
- Seleccione Enable (Activar).
- Para permitir o acesso por um anfitrião específico:
- No primeiro campo Setting (Definição), escreva o endereço IP do anfitrião.
- Seleccione Enable (Activar).
- Para permitir o acesso por uma sub-rede:
- No primeiro campo Setting (Definição), especifique uma máscara de sub-rede, por exemplo, 10.1.2.0/24.
- Seleccione Enable (Activar).
- Para desactivar o acesso por todos os anfitriões remotos, desmarque Enable (Activar).
- Administrator Time-out—Um período de tempo após o qual a Interface do Utilizador da Internet encerra automaticamente a sessão se não ocorrer qualquer actividade. Para desactivar esta função, defina o tempo de espera como 0 (zero).
- Discard PING from WAN side—Desactiva o procedimento ping por utilizadores externos. Para activar esta função, seleccione Enable (Activar).
- SPI Mode—Verifica todos os pacotes de dados para determinar se o pacote é válido. Para activar a Stateful Packet Inspection (SPI), seleccione Enable (Activar).
- DoS Attack Detection—Intercepta e regista tentativas de ataques Denial of Service (DoS). Para activar esta função, seleccione Enable (Activar).
Depois de efectuar quaisquer alterações, lembre-se de clicar em Save (Guardar).