Este exemplo utiliza a funcionalidade de filtragem de saída da porta do router. Pode ainda utilizar o Internet Access Control (Controlo de Acesso à Internet) para filtrar um computador baseado num endereço MAC. Para demonstrar a filtragem de saída, vamos descrever os passos para a configuração no seguinte exemplo:
Uma empresa tem dois computadores ligados ao U.S. Robotics ADSL 4-Port Router. Um empregado de escritório utiliza um dos computadores enquanto que o dono da empresa utiliza o outro. O dono da empresa quer impedir o funcionário do escritório de utilizar a Internet. O dono da empresa tem um computador com um endereço IP de 192.168.1.2 atribuído pelo router. A máquina do empregado de escritório recebeu o endereço IP 192.168.1.3
- Inicie a Interface do Utilizador da Internet do router se ainda não estiver aberta (clique aqui para saber como).
- Vá para o menu Security (Segurança) e seleccione IP Filtering - Outbound Filters (Filtragem IP - filtros de saída).
- Clique em Add (Adicionar).
-
Introduza os seguintes dados para o filtro:
- Filter name (Nome do filtro): introduza um nome para o filtro de entrada aqui. O nome não pode incluir espaços.
- Protocol (Protocolo): seleccione TCP/UDP.
- Source IP address (Endereço IP de origem): introduza o endereço IP de origem a que pretende bloquear o acesso. Neste exemplo, o endereço é 192.168.1.3.
- Source subnet mask (Máscara de sub-rede de origem): introduza a máscara de sub-rede para o endereço IP de origem. Neste exemplo, a máscara de sub-rede é 255.255.255.255, pois pretende bloquear um endereço específico.
- Destination port (Porta de origem): introduza um número de porta de entrada ou um intervalo de números de portas. Neste exemplo, a porta é a 80, a porta padrão de acesso à Internet.

- Quando clicar em Apply (Aplicar), o novo filtro aparece nesta página.

Parabéns! O filtro de endereços de saída está concluído. O computador com o endereço IP introduzido em Address Filter (Filtro do endereço) não poderá aceder à porta da Internet do router.
Voltar à página dos manuais