Passo Um: Ligar o(s) micro-filtro(s) (se incluído(s) ou exigido(s) pelo seu ISP)
Um micro-filtro remove interferências entre os sinais de voz e DSL. O seu ISP irá determinar se é necessário um micro-filtro. Se a embalagem do seu Wireless ADSL2+ Router não incluía um micro-filtro, pergunte ao seu ISP se precisa de um.
Ligue os cabos de todos os dispositivos de telefonia (telefone, fax, etc.) ao micro-filtro.
Ligue o micro-filtro à tomada telefónica de parede.
Nota: Não instale um micro-filtro no cabo que liga o Wireless ADSL2+ Router à tomada telefónica, a menos que o seu micro-filtro conte com uma ligação para o router e para o telefone.
Passo Dois: Ligar o Wireless ADSL2+ Router à Tomada Telefónica
Desligue o computador.
Ligue uma extremidade do cabo telefónico incluído à porta ADSL, no Wireless ADSL2+ Router.
Ligue a outra extremidade do cabo à tomada telefónica de parede.
Passo Três: Ligar o router ao computador
Ligue uma extremidade do cabo Ethernet fornecido ao adaptador Ethernet do computador.
Ligue a outra extremidade à porta LAN do seu computador.
Passo Quatro: Ligar a energia da rede
Ligue o adaptador de alimentação fornecido à porta POWER do router.
Ligue o cabo de alimentação a uma tomada de alimentação eléctrica.
Ligue o computador.
Passo Cinco: Configurar as definições básicas da ligação
Poderá necessitar o seu nome de utilizador e a palavra-passe da sua ligação à Internet para a instalação do Wireless ADSL2+ Router. Dependendo do seu ISP, podem ser necessárias algumas das seguintes informações: endereço IP, máscara de sub-rede, porta de ligação/router, servidores de DNS/ servidores de nomes e nome do serviço (opcional).
Nota: Caso não seja possível localizar todas as informações necessárias, contacte o seu fornecedor de serviços de Internet (ISP) para obter ajuda na recolha destas informações.
Inicie um browser da Internet.
No local da linha de endereço, escreva 192.168.2.1 e prima ENTER para aceder à Interface do Utilizador de Internet.
Se lhe for pedido que estabeleça ligação à Internet, o seu browser Web poderá pedir-lhe que seleccione Try Again (Tente novamente) ou Connect (Ligar).
Clique em LOGIN (iniciar sessão). O router não dispõe de uma palavra-passe predefinida.
Seleccione o seu país e clique em Apply (Aplicar).
Certifique-se de que escolheu o país correcto e clique em OK.
No Assistente de Configuração, clique em NEXT (Seguinte).
O Assistente de Configuração orienta-o durante o processo de configuração básica do router. Se não tiver a certeza acerca de alguns dos dados de ligação pedidos pelo assistente, contacte o seu ISP.
Se tudo estiver correcto, clique em NEXT (Seguinte) para concluir o Assistente de Configuração.
Se algum dos dados for incorrecto, clique em BACK (Voltar) para abrir o ecrã adequado, modificar a informação e, em seguida, continuar a configuração.
A informação fornecida será guardada no router e será reencaminhado para o ecrã principal da Interface do Utilizador da Internet.
Nota: Se não definiu um tipo de segurança (Security Type) e expressão-passe/chave (passphrase/key) durante a configuração, a sua rede sem fios estará aberta aos dispositivos sem fios dentro do seu raio de funcionamento. Para evitar o acesso de utilizadores não autorizados, deverá activar a segurança sem fios do router.
Parabéns. Concluiu o procedimento de instalação. Registe o USRobotics 9111 Wireless ADSL2+ Router em www.usr.com/productreg.
Ligar um Dispositivo Sem Fios
Para que o dispositivo sem fios estabeleça ligação ao Wireless ADSL2+ Router, as definições do adaptador sem fios do dispositivo deverão corresponder às dos router.
Certifique-se de que cada adaptador sem fios a ligar à rede está definido no modo Infra-estrutura.
Defina o SSID, nas definições do adaptador sem fios, de modo a corresponder ao SSID do router. O SSID predefinido do router é USR9111.
Se definir a segurança sem fios no router, certifique-se de que as definições de segurança do adaptador sem fios correspondem às do Wireless ADSL2+ Router.
Para obter instruções acerca do modo sem fios do adaptador, consulte a documentação do adaptador sem fios. Se comprou o USR5476 Wireless Starter Kit, consulte a secção “Configuração ” do Manual do Utilizador do USR5423 USB Adapter.
Criar uma cópia de segurança das novas definições de configuração
Após ter configurado o router sem fios com os dados do ISP, a USRobotics recomenda que crie uma cópia de segurança das suas definições de configuração.
A partir do menu Advanced Setup (Configuração Avançada), seleccione TOOLS > Configuration Tools (Ferramentas > Ferramentas de Configuração).
Seleccione Backup router configuration (Fazer cópia de segurança da configuração do router) e clique em Next (Seguinte).
Ser-lhe-á pedido que guarde o ficheiro. Seleccione Save (Guardar).
Pesquise o local no qual pretende guardar o ficheiro de cópia de segurança e clique em Save (Guardar).