Índice:

Acerca do 802,11g Wireless Gaming Adapter e Ethernet Bridge

Instalação

Aceder à Interface de Utilizador da Internet e à Pesquisa do site

Em que consiste o funcionamento em rede sem fios? >

Interface do Utilizador da Internet e Configuração de segurança

Resolução de problemas e Suporte

Informações sobre Regulamentação

Garantia limitada da USRobotics Corporation

Manual do Utilizador do 802,11g Wireless Gaming Adapter e Ethernet Bridge

Em que consiste o funcionamento em rede sem fios e como funciona?

Existem dois tipos de configurações de rede sem fios: Client Mode (infra-estrutura) e Ad Hoc Mode (rede não hierárquica). O Client Mode é um enquadramento de rede 802.11 em que os dispositivos comunicam entre si passando primeiro por um router sem fios ou ponto de acesso. Os dispositivos sem fios podem comunicar entre si ou podem comunicar com uma rede ligada com fios. Geralmente, a maioria das pequenas empresas e dos utilizadores ao domicílio trabalham em Client Mode porque precisam de acesso à rede local com fios (geralmente de fornecedores de Internet por cabo ou de banda larga) para utilizarem serviços, tais como servidores de ficheiros ou impressoras . O gráfico em baixo mostra um exemplo de uma rede em Client Mode que utiliza um 5430 ligado a uma consola de jogos.

Ad Hoc (por vezes referido como rede não hierárquica) é um tipo de rede sem fios que permite que um adaptador sem fios ou outro dispositivo com activação Ethernet ligue directamente a outro adaptador de rede sem fios ou dispositivo com activação Ethernet. O gráfico em baixo mostra um exemplo de uma rede ad hoc.

 

Desempenho do alcance da antena sem fios

Se o 5430 não estiver a manter uma ligação sem fios à rede, poderá haver interferência nas paredes ou noutras estruturas que está a baixar a qualidade da ligação. Tente colocar o 5430 num ponto mais elevado, tal como uma prateleira alta, ou reposicione o dispositivo numa área diferente da divisão ou do escritório. Poderá também sentir interferências de outros dispositivos sem fios, tais como telefones sem fios, intercomunicadores, alarmes de segurança, etc. Certifique-se de que os outros dispositivos sem fios se encontram em canais diferentes não sobrepostos. Poderá ser igualmente necessário deslocar o 5430 para longe dos electrodomésticos principais, tais como TVs, frigoríficos, fornos microondas, etc.

Isto porquê: as antenas sem fios funcionam com ondas radioeléctricas. As ondas radioeléctricas não percorrem a mesma distância em todas as direcções. As paredes, as portas, os poços de elevador, as pessoas e outros obstáculos oferecem vários graus de perda de sinal (atenuação), que fazem com que o padrão de radiação da frequência de rádio (RF) seja irregular e imprevisível. A atenuação é apenas uma redução da força do sinal durante a transmissão. A atenuação é registada em decibéis (dB) que correspondem a dez vezes o logaritmo da força do sinal numa determinada entrada dividido pela força do sinal numa saída de um meio específico. Por exemplo, a parede de um escritório que altera a propagação de um sinal RF de um nível de potência de 200 miliwatts (a entrada) para 100 miliwatts (a saída) representa 3 dB de atenuação. Seguem-se alguns exemplos dos valores de atenuação da construção de um escritório comum:

  • Parede com emboço: 3dB
  • Parede de vidro com estrutura de metal: 6dB
  • Parede de tijolo: 4dB
  • Janela do escritório: 3dB
  • Porta de metal: porta de metal 6dBr
  • em parede de tijolo: 12.4dB

Outros factores que irão reduzir o alcance e afectar a área de cobertura incluem paredes de painel de fibra, de betão, tapume de alumínio, tubos e cablagem eléctrica, fornos microondas e telefones sem fios.

 

 


 



USRobotics