USRobotics
       

Índice:

Introdução

Instalação de hardware

Configurar o 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router

Servidor de impressão

Resolução de problemas e Suporte

Apêndices

Informações sobre regulamentação

Perguntas mais frequentes

Garantia Limitada da USRobotics Corporation

Novas Funcionalidades

Manual do Utilizador do 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router (Windows 95, 98, 2000, NT, Me, XP e Macintosh)

Novas Funcionalidades

Repor as informações sobre IP nas definições originais

Clientes associados

Filtro de pacotes

DDNS

Time

Plug and Play universal (UPnP)

 

Repor as informações sobre IP nas definições originais

Se alterou o endereço IP do 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router e pretende revertê-lo sem repor todas as definições do router e perder informações, clique em Reset IP Information to default (repor as informações sobre IP nas definições originais). O endereço IP dos 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router é assim reposto nas suas definições originais.

 

Clientes associados

Se clicar em Security (segurança) e, em seguida, em MAC Address Control (controlo de endereço MAC), pode ver todos os clientes actualmente ligados sem fios ao 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router ao observar Associated Clients (clientes associados). Pode então atribuir um ID e recusar ou permitir o acesso dos referidos clientes à sua rede.

Nota: depois de activada, a opção MAC Filtering (filtragem MAC), os clientes poderão não ter a capacidade de se associarem sem fios ao 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router.

 

Filtro de pacotes

A opção Packet Filter (filtro de pacotes) permite controlar quais os pacotes permitidos a passarem pelo router. Outbound Packet Filter (filtro de pacotes de saída) aplica-se a todos os pacotes de saída. Inbound Packet Filter (filtro de pacotes de entrada) aplica-se a pacotes destinados a Servidores virtuais ou a anfitriões DMZ. As informações que se seguem referem-se aos ecrãs Outbound Packet Filter (filtro de pacotes de saída) e Inbound Packet Filter (filtro de pacotes de entrada).

Seleccione Enable (activar), junto às opções Outbound Filter (filtro de saída) ou Inbound Filter (filtro de entrada) para activar o filtro adequado.

Pode seleccionar uma de duas políticas de filtragem:

  • Permitir a passagem de todos os pacotes, excepto os pacotes que correspondam as seguintes regras.
  • Recusar a passagem de todos os pacotes, excepto os pacotes que correspondam às seguintes regras.

Existem quatro campos em que pode introduzir as informações para cada linha de ID: Source IP (IP de origem), Source Ports (portas de origem), Destination IP (IP de destino) e Destination Ports (portas de destino). Cada linha de ID pode ser activada ou desactivada, seleccionando ou anulando a selecção de Enable (activar).

Source IP: (IP de origem) Para o endereço IP, é possível definir um único endereço IP (4.3.2.1) ou um intervalo de endereços IP (4.3.2.1-4.3.2.254). Se este campo for deixado em branco, serão incluídos todos os endereços IP.

Source Ports: (portas de origem) É possível definir uma porta única (80) ou um intervalo de portas (1000-1999). Se este campo for deixado em branco, serão incluídas todas as portas. Adicione o prefixo "T" ou "U" à porta ou ao intervalo de portas para especificar o protocolo TCP ou UDP. A ausência de um prefixo indica que ambos os protocolos, TCP e UDP, estão definidos. (Exemplo: T80, U53 ou U1000-1999.)

Destination IP: (IP de destino) Para o endereço IP de destino, é possível definir um único endereço IP (4.3.2.1) ou um intervalo de endereços IP (4.3.2.1-4.3.2.254). Se este campo for deixado em branco, serão incluídos todos os endereços IP.

Destination Ports: (portas de destino) É possível definir uma única porta (80) ou um intervalo de portas (1000-1999). Se este campo for deixado em branco, serão incluídas todas as portas. Adicione o prefixo "T" ou "U" à porta ou ao intervalo de portas para especificar o protocolo TCP ou UDP. A ausência de um prefixo indica que ambos os protocolos, TCP e UDP, estão definidos. (Exemplo: T80, U53 ou U1000-1999.)

Quando concluir a implementação de alterações, é necessário guardá-las e reiniciar o 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router para que as alterações entrem em vigor.

Para obter mais informações acerca das listas de portas, consulte as Perguntas mais frequentes acerca da lista de portas para aplicações especiais.

 

DDNS

Clique em Advanced (avançado) e, em seguida, em DDNS para aceder ao menu Dynamic DNS (DDNS - DNS dinâmico). O menu apresenta as seguintes opções:


DDNS
Seleccione Enable (activar) para activar ou desactivar o DDNS.

Provider
(fornecedor) Escolha um fornecedor de DDNS que suporte o serviço DDNS, de modo a que possa ligar o seu IP a um determinado nome de domínio.

Host Name
(nome do anfitrião) É possível registar um nome de domínio no fornecedor de DDNS. O nome de domínio completo consiste numa combinação de um nome de anfitrião, especificado pelo utilizador, com um sufixo especificado pelo fornecedor de DDNS.

Username/E-mail
(nome de utilizador/e-mail) Este campo é solicitado pelos fornecedores de DDNS para autenticar os utilizadores. Introduza o seu nome de utilizador e o seu endereço de correio electrónico.

Password/Key
(palavra-passe/senha) Este campo também é solicitado pelos fornecedores de DDNS para autenticar os utilizadores. Insira a sua palavra-passe ou senha.

 

Time

(hora) Clique em Advanced (avançado) e, em seguida, em Time (hora) para aceder ao menu 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router Time.

Set Date and Time
(definir data e hora) Seleccione By NTP Server (por servidor NTP) para que o relógio e o calendário sejam definidos automaticamente. Seleccione By Manually (manualmente) se pretender introduzir manualmente as informações do relógio e de calendário.

Se seleccionar a opção By NTP Server (por servidor NTP), certifique-se de que tem uma ligação Internet activa, seleccione o seu fuso horário e clique em Sync Now (sincronizar agora).

NTP Server
(servidor de NTP) Introduza o endereço de um servidor horário NTP para consultar a hora UTC (hora universal coordenada).

Time Zone
(fuso horário) Seleccione o fuso horário adequado em que está localizado o 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router.

 

Plug and Play universal (UPnP)

O USR8022 22 Mbps Wireless Cable/DSL Router suporta UPnP.

Que software suporta UPnP?

O UPnP é suportado apenas pelo Windows Me e pelo Windows XP. Microsoft’s Remote Assistance, Remote Desktop e MSN Messenger Version 5.0 são exemplos de títulos de software suportados.

O que é o UPnP?

O Universal Plug and Play (UPnP) é uma funcionalidade de rede, que utiliza protocolos de Internet para promover a troca comunicativa de informações entre dispositivos de funcionamento em rede. Por outras palavras, com o UPnP, quando um utilizador liga um dispositivo a uma rede (tal como uma impressora), o dispositivo efectua uma configuração automática através da aquisição de um endereço TCP/IP e utiliza um protocolo de descoberta no Hypertext Transfer Protocol (HTTP) para comunicar a sua presença e disponibilidade a todos os restantes dispositivos de funcionamento em rede ligados à referida rede.

Quais são as vantagens do UPnP?

Simplicidade, interoperabilidade e opções. Os produtos de funcionamento em rede que incluem a tecnologia Universal Plug and Play irão "simplesmente trabalhar" quando ligados, fisicamente, à rede. O UPnP pode funcionar com praticamente tecnologia de suporte de dados de funcionamento em rede, com ou sem fios.

Existem poucas dúvidas de que o principal objectivo do UPnP consiste em permitir que  redes domésticas, redes próximas e redes em pequenos edifícios tenham a capacidade para efectuar a comunicação de dados entre quaisquer dois dispositivos através do comando de qualquer dispositivo de controlo na rede. Esta é uma situação bastante significativa uma vez que, em essência, o utilizador final do UPnP tem a capacidade virtual de adicionar mais largura de banda à rede sem adicionar as tarefas adicionais de instalações e configurações. As vantagens desta tecnologia para a comunicação de dados só são limitadas pela imaginação do utilizador. Com o UPnP e alguns periféricos extra, um utilizador pode regular um termóstato, sincronizar relógios e até monitorizar as actividades de segurança de uma casa ou de uma empresa através da utilização de câmaras e de um televisor com activação UPnP.

Além disso, o UPnP é independente de qualquer sistema operativo em particular, linguagem de programação ou meios físicos. Esta questão é igualmente significativa uma vez que um dispositivo também pode abandonar uma rede sem quaisquer problemas, de forma automática e eficazmente sem deixar quaisquer estado residual ou indesejado. Por fim, o UPnP é uma ferramenta de aprendizagem auto-didacta, que beneficia os seus utilizadores com o sucesso da Internet, maximizando todos os seus componentes para que trabalhem em conjunto, utilizando a mesma linguagem. O que tudo isto significa é que o UPnP, em utilização com esforços combinados de uma colaboração de vários fornecedores para o estabelecimento de protocolos de controlo de dispositivos padrão (Device Control Protocols - DCPs), estabeleceu contratos com todos os protocolos: IP, TCP, UDP, HTTP e XML. Assim, o UPnP expressa uma linguagem declarativa em XML e comunica esta linguagem através de HTTP.

Como instalo o Universal Plug and Play?

Nota: o UPnP é actualmente apenas suportado pelo Windows Me e pelo Windows XP.

  1. Abra o menu Adicionar/remover programas no Painel de controlo.
  2. Clique em Adicionar/remover componentes do Windows.
  3. Na lista Componentes, seleccione a caixa de verificação Serviços de rede e clique em Detalhes.
  4. Certifique-se de que a caixa de verificação Universal Plug and Play está seleccionada.

Nota: para abrir o menu Adicionar/remover programas, clique em Iniciar, Painel de controlo e clique em Adicionar ou remover programas.