Manual: quero dar uma prioridade mais alta a alguns tipos de tráfego.

A funcionalidade Quality of Service (QoS - qualidade de serviço) da porta de ligação é executada no seu software IP. Classifica o tráfego de acordo com as regras de classificação. Cada regra contém uma combinação das seguintes combinações: protocolo (TCP/UDP/ICMP), endereço/máscara de sub-rede IP de origem, endereço/máscara de sub-rede IP de destino, porta de origem (uma ou intervalo), porta de destino (uma ou intervalo). O resultado de uma regra de classificação correspondente é a produção de uma prioridade (alta, média, alta) e um tipo de serviço (serviço normal, custo mínimo, máxima fiabilidade,máximo rendimento, mínimo atraso).

Exemplo: suponha que a sua empresa é anfitriã de uma estação de rádio de Internet. Ultimamente, a qualidade do stream de rádio não tem sido muito boa pois muitas pessoas da empresa navegam pela Internet e utilizam a largura de banda da empresa. Uma boa solução seria definir uma prioridade mais alta para a transmissão de rádio e uma prioridade mais baixa para o tráfego de Internet. Eis o que pode fazer.

  1. Aceda à interface do utilizador da Internet (WUI) da porta de ligação, abrindo um browser da Internet e introduzindo http://192.168.1.1

    NOTA: se o browser da Internet não abrir com sucesso, avance para a secção Resolução de problemas.
  2. Introduza o seu nome de utilizador e a palavra-passe. O nome de utilizador predefinido é admin, assim como a palavra-passe predefinida. Clique em OK ou prima ENTER. Então, a WUI abre-se.


  3. No menu LAN (Rede local), seleccione Quality of Service (Qualidade de serviço).

  4. A página Quality of Service é apresentada:


  5. Clique em Add (Adicionar).
  6. A primeira entrada QoS será para o tráfego da Internet HTTP. Na página apresentada a seguir, digite o nome do serviço no campo designado Traffic class name (Nome da classe de tráfego). A seguir, defina Priority (Prioridade), IP precedence (Precedência IP) e IP type of service (Tipo de serviço do IP). Neste exemplo, definimos a prioridade para Low (Baixa) porque tentamos melhorar a qualidade do stream do rádio, limitando o tráfego da Internet. Por último, digite Source port (Porta de origem) e Destination port (Porta de destino). Deve ter este aspecto quando terminar:



  7. Clique em Apply (Aplicar) para continuar.
  8. Clique em Add (Adicionar) para seleccionar outra classe de tráfego de rede para o rádio da Internet. Digite o nome do serviço no campo Traffic class name (Nome da classe de tráfego). A seguir, defina Priority (Prioridade), IP precedence (Precedência IP) e IP type of service (Tipo de serviço do IP). Neste exemplo, definimos a prioridade para High (Alta) e o tipo de serviço do IP para Maximize Reliability (Maximizar fiabilidade), visto que tentamos melhorar a qualidade do stream de rádio. Por último, digite os números da Source port (Porta de origem) e Destination port (Porta de destino), e clique em Apply (Aplicar).



  9. Eis como configurámos a QoS para o máximo de qualidade do stream de rádio.



Voltar à página dos manuais