Definições do dispositivo

Eis as opções disponíveis no menu Device (Dispositivo):

Time (Hora)

A porta de ligação pode sincronizar o seu relógio interno com os servidores de tempo da Internet. Nesta página, pode configurar o modo como o faz.

Para sincronizar com os servidores de tempo da Internet, especifique um ou dois servidores seleccionando-os a partir de uma lista ou introduzindo os seus endereços IP. Depois, seleccione a sua zona horária em Time zone offset (Diferença de zona horária) e clique em Save (Guardar).

Item Descrição
Automatically synchronize... (Sincronizar automaticamente...) Active este campo se quiser que a porta de ligação sincronize automaticamente a sua hora interna.
Time server 1 (Servidor de hora 1) Seleccione um servidor de tempo primário para a pesquisa da porta de ligação. Para utilizar um servidor que não está na lista, introduza o seu endereço IP na caixa da direita.
Time server 2 (Servidor de hora 2) Opcionalmente, pode especificar um segundo servidor de tempo para pesquisar.
Time zone offset (Diferença de zona horária) Seleccione a sua zona horária aqui — o número de horas de diferença da hora média de Greenwich.

Print Server (Servidor de impressão)

O router pode suportar uma impressora, permitindo que vários sistemas a partilhem.

Clique aqui para mais informações sobre como configurar uma impressora.

Esta página mostra o nome do router para a impressora, assim como outras informações que pretenda manter. Em Comment (Comentário), pode introduzir a versão e o modelo da impressora. Irá utilizar o URL mostrado abaixo de Comment para configurar a partilha da impressora.

 

Back Up Settings (Cópia de segurança das definições)

Para guardar as suas definições de configuração da porta de ligação, clique em Back Up (Cópia de segurança) e especifique uma pasta no disco rígido.

Nota: se estiver a utilizar o Internet Explorer 5.5 ou inferior, a WUI apresenta as definições no ecrã em vez de as guardar num ficheiro. Sugerimos que actualize o seu browser ou instale um browser diferente.


Restore Settings (Repor as Definições de Fábrica)

Esta opção permite-lhe restaurar as definições do dispositivo, previamente guardadas numa operação de cópia de segurança. Para actualizar as definições de configuração da ADSL Gateway, siga os passos apresentados no ecrã.

 

Restart (Reiniciar)

Nesta página, pode reiniciar a porta de ligação. Demora cerca de dois minutos.

Upgrade (Actualizar)

A página de actualização permite-lhe actualizar o firmware na porta de ligação.

Pode procurar firmware mais recente no Web site da U.S. Robotics (clicando em Check for Update (Procurar actualização)), ou pode receber novo firmware a partir do seu Fornecedor de Serviços de Internet. Com o novo ficheiro de firmware no disco rígido do seu computador, clique em Browse (Pesquisar) para localizar o ficheiro e Update (Actualizar) para realizar a actualização. O processo demora cerca de dois minutos a concluir. Verá uma barra de estado idêntica à seguinte. Não desligue a porta de ligação nem desligue quaisquer cabos durante a actualização.

Restore Defaults (Restaurar predefinições)

Pode repor as definições originais de fábrica da porta de ligação de duas formas:

Apenas precisa desta opção se a porta de ligação não estiver a funcionar ou se pretender reprogramar completamente. O procedimento de resolução de problemas pode solicitar-lhe que o faça. Para a maioria das definições, a porta de ligação já está configurada com os valores predefinidos.

AVISO: Perderá todas as definições de configuração personalizadas se utilizar esta opção. Pode querer fazer uma cópia de segurança das definições primeiro.

O processo demora cerca de dois minutos a concluir. Verá uma barra de estado idêntica à seguinte. Não desligue a porta de ligação nem desligue quaisquer cabos até terminar.

Depois de repor as predefinições, o procedimento Quick Setup (Configuração rápida) começa automaticamente e precisa de repetir o processo de configuração, tal como fez quando instalou a porta de ligação pela primeira vez. Pode também executar o EasyConfigurator, tal como está descrito no manual de instalação da porta de ligação.

Diagnostics (Diagnóstico)

Ao abrir esta página, a porta de ligação executa automaticamente uma série de testes de autodiagnóstico e mostra os resultados quando terminar:

Cerifique-se de que lê atentamente o texto da ajuda. Se a porta de ligação falhar algum dos testes, pode não estar a passar por um verdadeiro problema.

Se quiser mais informações sobre um determinado teste ou descobrir o que deve fazer quando um teste falhar, clique na ligação Help (Ajuda) junto do indicador de APROVAÇÃO/REPROVAÇÃO.

O texto da ajuda diz-lhe o que quer dizer quando a porta de ligação é aprovada ou reprovada no teste e dá-lhe sugestões para a resolução de problemas caso falhe no teste.


SNMP

O SNMP (Simple Network Management Protocol - protocolo simples de gestão de rede) é um protocolo que o ajuda a monitorizar e gerir a rede local de sistemas ligados à sua porta de ligação. No SNMP, um dispositivo intitulado agente do SNMP recolhe estatísticas sobre o desempenho da rede, depois envia os dados estatísticos para outra máquina para armazenamento e análise. Nesta página, pode configurar a porta de ligação como um agente do SNMP.

Item Descrição
Read community (Ler comunidade) É o nome/palavra-passe da comunidade SNMP para ler os valores do SNMP.
Set community (Definir comunidade) É o nome/palavra-passe da comunidade SNMP para definir os valores do SNMP.
System name (Nome do sistema) Nome opcional do sistema SNMP.
System location (Localização do sistema) Localização opcional do SNMP.
System contact (Contacto do sistema) Contacto opcional do sistema SNMP.
Trap manager IP (IP do gestor de alçapão) Endereço IP do gestor de alçapão anfitrião do SNMP, para onde as mensagens do SNMP serão enviadas.

Nota: para utilizar esta funcionalidade, precisa de activar o SNMP na rede local ou na rede alargada. Clique aqui para ver a página onde pode fazê-lo.