USRobotics
       

Índice:

Sumário

Instalação do EasyConfigurator

Funções Avançadas do EasyConfigurator

Interface do Utilizador da Internet

Descrições das Funções do Router

Desinstalação com o EasyConfigurator

Apêndice

Resolução de Problemas

Glossário

Informações sobre Regulamentação

Garantia

USRobotics SureConnect ADSL
Manual do Utilizador do 4-Port Router

Windows 95, 98, NT 4.0, Me, 2000, XP,
Macintosh e Linux

Glossário

A |  B |  C |  D |  E |  F |  GH |  IJKL |  M |  NO |  P |  QR |  S |  TU |  V |  WXYZ

A

ADSL (Asymmetric Digital Subscriber Line) (linha digital assimétrica de assinante) - Transporta as informações entre os clientes e as redes. A ADSL emprega as velocidades de dados ascendente e descendente. O nome “assimétrico” refere-se às diferentes velocidades.

AH (Authentication Header) – RFC2402 define o AH (cabeçalho de autenticação). O AH (cabeçalho de autenticação) oferece integridade e autenticação através dos algoritmos de chave partilhada (HMAC-MD5, HMAC-SHA1). O AH oferece a autenticação para o maior número de cabeçalhos IP possível. O AH também autentica os dados do protocolo de nível superior.

AM (Amplitude Modulation) (modulação de amplitude) - O método de modulação é utilizado por modems, rádio e equipamento de DSL. O sinal modula ou altera a amplitude ou a intensidade da portadora. Em AM normal, a portadora é uma onda sinusoidal. A amplitude da portadora modulada altera-se em proporção com a amplitude do sinal. A AM cria duas bandas laterais idênticas em cada um dos lados da portadora. Estas bandas laterais contêm dados do sinal. Cada banda lateral pode ser atenuada ou suprimida sem danificar os dados do sinal. Com um sinal equivalente, a AM tende a precisar menos largura de banda que a FM. A desvantagem da AM é que está mais sujeita a ruídos de impulso e estática que a FM.

Application Level Gateway (ALG) (porta de ligação do nível da aplicação) - Algumas aplicações incorporam os endereços IP nos volumes IP. O USRobotics SureConnect ADSL 4-Port Router suporta várias ALGs, cada uma para uma aplicação em especial. A ALG substitui o endereço IP privado incorporado num volume de aplicação em particular.

ATM (Asynchronous Transfer Mode) (modo de transferência assíncrono) - Protocolo que agrupa informações digitais em células de 53 bytes. As células alternam ao longo de uma rede em circuitos virtuais.

Average Cell Rate (velocidade média das células) - Velocidade máxima sustentável ou média (Células/segundo) para o envio de células para a rede. A Average Cell Rate especifica a utilização da banda larga. Este valor deve ser sempre igual ou inferior ao valor de Peak Cell Rate.

B

BPDU (Bridge Protocol Data Unit) (unidade de dados do protocolo de ponte) - Mensagens de dados trocadas na LAN com uma topologia de protocolo de árvore expansiva. Os pacotes BPDU asseguram que os dados chegam ao destino pretendido. Estes pacotes contêm informações sobre endereços, custos, portas e prioridades. A detecção do ciclo da rede envolve a troca de mensagens de BPDU através de pontes. A eliminação do ciclo inclui a colocação de portas de comutação redundantes num estado de cópia de segurança (bloqueado) e encerrando as interfaces de pontes seleccionadas.

Bridge (ponte) – Um dispositivo que liga dois segmentos da LAN. Estes segmentos da LAN podem ser de tipos semelhantes ou diferentes, tais como Ethernet e Token Ring. A introdução de uma ponte na rede segmenta a rede. A ponte melhora o desempenho, mantendo o tráfego confinado ao interior dos segmentos da ponte.

Bridge Loop (ciclo da ponte) - O caminho que liga um segmento da rede a outro segmento. O protocolo de árvore expansiva evita os ciclos da ponte.

Bridge Priority (prioridade da ponte) - Determina a ponte que se transforma na ponte de raiz.

Burst Size (Cells) (tamanho do impulso - células) - Número máximo de células que o utilizador pode enviar à velocidade de topo num impulso. Medimos o tamanho do impulso a partir da velocidade sustentável.

C

CAP (Carrierless Amplitude and Phase Modulation) (amplitude sem portadora e modulação da fase) - Método de modulação utilizado por modems e equipamento DSL. Baseado em QAM. Os sinais modulam dois sinais de banda larga, utilizando a modulação de banda de passagem. A CAP permite 2 a 9 bits por ciclo de frequência.

Carrier wave (onda da portadora) - Forma da onda periódica. Uma portadora pode ser modulada ou não modulada. Também pode ser contínua ou comutada. Normalmente, os modems modulam a onda da portadora com um sinal de dados. A modulação representa o sinal de dados, imitando a variação em algumas características da onda da portadora. Por exemplo, um circuito poderá representar o sinal como uma mudança proporcional na amplitude, frequência e fase da portadora. A desmodulação (detecção) elimina a onda da portadora e reproduz o sinal. A frequência da portadora tem de ser significativamente superior à frequência do sinal. Um modem poderá simultaneamente aplicar mais do que um sinal e mais do que um método de modulação à mesma portadora. O método de modulação poderá suprimir a portadora antes da transmissão. Neste caso, o receptor tem de reintroduzir a portadora antes que a desmodulação possa ocorrer.

CBR (Constant Bit Rate) (velocidade de bits constante) - Tipo de serviço que suporta aplicações em tempo real com uma largura de banda fixa. Estas aplicações, tais como a transmissão de vídeo, produzem dados em intervalos regulares. O utilizador pode especificar a quantidade de largura de banda que pretende reservar.

CDVT (Células) - Parâmetro que restringe o número de células que o utilizador pode enviar para a rede à velocidade máxima da linha.

Cycle (ciclo) - Metade de uma onda periódica. Por exemplo, uma onda sinusoidal inclui um ciclo negativo e um positivo.

D

DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) (protocolo de configuração de anfitrião dinâmico) - Protocolo para configurações automáticas de TCP/IP. O DHCP oferece a atribuição e gestão estáticas e dinâmicas.

Dispositivo DHCP - Suponha que o servidor do protocolo de configuração do anfitrião dinâmico (DHCP) reside numa LAN diferente do nó difusor do serviço de DHCP. Então, o pedido de difusão de DHCP tem de ser reencaminhado pelo router/WAN para uma sub-rede onde resida o servidor de DHCP. Para assegurar a recepção de um endereço IP, correspondente a esta sub-rede, o router utiliza um dispositivo DHCP. O router tem de saber o endereço IP do servidor de DHCP. Com este endereço, o router pode, correctamente, direccionar o pedido para o servidor de DHCP adequado.

DMT (Discrete Multitone) (multi-sons discretos) - O método de modulação de DSL mais comum. O DMT cria 256 canais num espectro de frequência utilizável. Cada canal mede 4.3125 KHz. A divisão do espectro em canais permite que o DMT funcione em boas condições, apesar da proximidade de transmissores de rádio AM. O modulador e o desmodulador DMT é o algoritmo FFT (Fast Fourier Transform). No interior de cada canal, a técnica de modulação é a QAM. No interior de cada canal, o número de bits por símbolo pode ser seleccionado independentemente. A selecção independente permite que um modem DMT adapte a velocidade. O G.DMT e o G.Lite utilizam DMT.

DNS (Domain Naming System) (sistema de atribuição de nomes de domínio) - Mecanismo utilizado na Internet para converter nomes de computadores anfitriões em endereços.

DNS Relay (dispositivo DNS) - Os pedidos de DNS que o router reencaminha de um nó da LAN para um servidor de DNS conhecido. O router utiliza um dispositivo DNS quando o router funciona como um dispositivo NAPT (Network Address Port Translation). Normalmente, os pedidos chegam a um servidor de DNS através da ligação da WAN. Para funcionar como um NAPT, o router requer as definições do dispositivo DNS.

DSLAM (Digital Subscriber Line Access Multiplexer) - Dispositivo de rede que recebe sinais de várias ligações de Linhas de Assinatura Digital do cliente. O DSLAM coloca sinais em linhas de alta velocidade com técnicas de multiplexagem para a tecnologia telefónica mais rápida disponível.

E

ESP (Encapsulating Security Payload) – O ESP fornece confidencialidade. Opcionalmente, o ESP também fornece integridade, autenticação, serviço anti-repetição e confidencialidade de fluxo de tráfego limitado. As opções seleccionadas no momento de estabelecer a Associação de Segurança determinam os serviços fornecidos. Para fins de confidencialidade, o ESP suporta algoritmos de encriptação de chave partilhada, tais como DES e Triple DES.

F

Filter (filtro) - Parâmetro operativo utilizado em pontes da LAN e routers. Quando definido, o filtro faz com que as pontes e os routers bloqueiem os pacotes entre as LANs. O termo "filtro" também se aplica a um dispositivo de hardware, tal como um microfiltro. Quando instalado, este dispositivo reduz a interferência entre sinais de DSL e sinais telefónicos.

Forward Delay Time (tempo de atraso de reencaminhamento) - O valor do tempo de espera empregue por todas as pontes da LAN com pontes. A raiz define o valor de espera do encaminhamento.

FM (Frequency Modulation) (modulação de frequência) - O método de modulação utilizado por modems, rádio e equipamento de DSL. O sinal modula ou altera a frequência ou o tom da portadora. Em FM normal, a portadora é uma onda sinusoidal. A frequência da portadora modulada altera-se em proporção com a amplitude do sinal. A FM cria um número infinito de bandas laterais. Estas bandas laterais contêm dados do sinal. Com um sinal equivalente, a FM tende a necessitar de mais largura de banda que a AM. A vantagem da FM é que está menos sujeita a ruídos de impulso e estática que a AM.

Frame (estrutura) - Unidade de informação de comprimento variável, que contém pacotes. Também se refere a uma estrutura de transmissão, uma unidade de comprimento fixo que transporta bits numa ligação física. Um estrutura de transmissão é um componente de transporte estruturado. As tecnologias DSL utilizam estruturas. Também se refere a um fotograma de vídeo, uma imagem numa sequência de vídeo.

G

Gateway (porta de ligação) - Entrada e saída de uma rede de comunicações.

G.DMT - A norma ADSL aprovada pela União Internacional de Comunicações (ITU). O G.DMT indica a ADSL de velocidade máxima, que fornece normas para ADSL de velocidade superior ao G.lite. O G.DMT proporciona velocidades de dados máximas de 8 Mbps, em fluxo descendente, ao assinante, e de 1,5 Mbps, em fluxo ascendente, a partir do assinante.

G.lite - Forma padrão de instalar o serviço de linha de assinatura digital assimétrica (Asymmetric Digital Subscriber Line). Em linhas telefónicas normais, o G.Lite possibilita as ligações à Internet para utilizadores domésticos e empresariais até um máximo de 1,5 Mbps. Conhecida oficialmente como G.992.2.

H

Hello Time - O intervalo de tempo entre gerações de BPDUs de configuração. A ponte da raiz gera BPDUs de configuração.

I-J-K

ICMP (Internet Control Message Protocol) - Um protocolo TCP/IP para o envio de mensagens de erro e de controlo. Por exemplo, um router utiliza o ICMP para notificar o remetente que o nó de destino do router não está disponível. Um utilitário ping envia pedidos de eco ICMP para verificar a existência de um endereço IP.

Internet Assigned Numbers Authority (IANA) - A Internet Assigned Numbers Authority (IANA) utiliza três blocos de espaços do endereço IP, nomeadamente 10.0.0.0/8 (classe A) 172.16.0.0/ 12 (classe B) e 192.168.0.0/16 (classe C) para Internets privadas.

Interface Name (nome da interface) - Interface do router a configurar.

IP (protocolo de Internet) - Permite a passagem de um conjunto de informações através de muitas redes e LANs.

IP Address (endereço IP) - transmite pacotes de dados numa rede. Estes endereços diferenciam os endereços IP de origem e de destino, mantendo-os constantes. Quando uma porta do router detecta um pacote, o router verifica a tabela de encaminhamento. A porta tenta efectuar a correspondência entre o número da rede do endereço IP de destino e a respectiva entrada na tabela de encaminhamento. Se a porta encontrar uma correspondência, reencaminha o pacote para a rede de destino. Se não encontrar correspondência, a porta reencaminha o pacote para um router definido como a porta de ligação predefinida.


L

LAN (rede local) - Rede base que cobre uma área geográfica local. Uma LAN liga os computadores do mesmo edifício ou da mesma área.

Largura de banda - Quantidade de dados que pode ser transmitida ao longo de um período de tempo específico.

Link Cost (custo da ligação) - Custo associado à interface. Com base neste custo, a ponte decide qual a ligação através da qual envia os dados.

M

MAC Address (Local Area Network) (endereço MAC, área local) - Número de série exclusivo gravado nos adaptadores Ethernet. Distingue a placa de rede das restantes.

MAC Filter (Local Area Network) (filtro MAC, área local) - Método para permitir ou rejeitar o acesso à WAN de determinadas máquinas.

Max Age Time - O valor do tempo de espera que todas as pontes da LAN utilizam. A ponte de raiz define o valor para Max Age.

Microfilter (microfiltro) - Dispositivo que separa o sinal de dados ADSL do sinal telefónico para que os dados de ADSL não interfiram com o dispositivo telefónico.

Modulation (modulação) - Elementos variáveis de ondas da portadora eléctrica numa forma que representa os dados do sinal. A desmodulação repõe os dados do sinal. Um sinal modulado requer mais largura de banda que um sinal sem modulação. O aumento da largura de banda resulta da criação de bandas laterais durante a modulação. As bandas laterais contêm o sinal. A AM cria duas bandas laterais idênticas de cada lado da portadora. A FM cria um número infinito de bandas laterais.

MTU (Maximum Transmission Unit) (unidade máxima de transmissão) - Parâmetro que limita o tamanho dos pacotes transmitidos numa interface. Nem todas as interfaces suportam o parâmetro MTU. Algumas interfaces, tal como a Ethernet, têm restrições de intervalo (80 - 1500).

N-O

NAP (Network Access Point) (ponto de acesso da rede) - Intercâmbio de rede pública em que os ISPs estabelecem ligação com as entidades. As ligações NAP determinam a forma como a Internet encaminha o tráfego.

Network Address Port Translation (NAPT) - A Network Address Port Translation (NAPT) converte vários endereços IP privados e as correspondentes portas TCP/UDP da rede local em um único endereço IP na rede alargada e correspondentes portas TCP/UDP. Este é um procedimento necessário, uma vez que os endereços IP privados não são válidos nem encaminháveis na rede pública.

Muitas casas e pequenos escritórios contam com vários computadores ou dispositivos de rede. Através da utilização de endereços IP privados e NAPT no USRobotics SureConnect ADSL 4-Port Router, vários dispositivos de rede local podem aceder a redes remotas da Internet com apenas um único endereço IP público atribuído pelo fornecedor de serviços ADSL.

Ao configurar o USRobotics SureConnect ADSL 4-Port Router para o modo de funcionamento PPPoE ou PPPoA, o NAPT é activado automaticamente. Nos modos de funcionamento MER ou IPoA, há a opção de activar ou desactivar o NAPT.

Para qualquer pacote IP enviado para a rede alargada, a função NAPT substitui o cabeçalho do endereço IP privado de origem pelo endereço IP público da interface da rede alargada e substitui o número da porta TCP/UDP de origem por um número de porta exclusivo. E vice-versa: reverte o endereço IP público de destino e o número da porta de destino do pacote IP recebido a partir da interface da rede alargada para o endereço IP privado do computador original e o respectivo número da porta TCP/UDP original.

Next Hop IP (IP do salto seguinte) - O endereço IP ou a Porta de ligação utilizados para a chegada ao endereço de destino.

NRT-VBR (Non Real Time-Variable Bit Rate) - Tipo de serviço que suporta aplicações sem restrições no atraso e na variação do atraso, mas que têm características de velocidade variável e tráfego de impulsos.

P

PAM (Pulse Amplitude Modulation) (modulação da amplitude do impulso) - O método de modulação utilizado por modems e equipamento de DSL. O sinal modula ou altera a amplitude ou a intensidade da portadora. Em AM normal, a portadora é uma onda sinusoidal. No PAM, a portadora é uma série periódica de impulsos DC.

PCM (Pulse Code Modulation) (modulação do código de impulso) - Método de modulação digital para a transmissão de dados analógicos. Os sinais PCM são binários. Estes sinais podem representar quaisquer dados analógicos com apenas dois estados, logic 0 e logic 1.

PDM (Pulse Duration Modulation) (modulação da duração do impulso) - Método de modulação. O sinal modula ou altera o ciclo de serviço do impulso. No PDM, a portadora é uma sequência de impulsos. Também denominado como PWM (modulação da largura do impulso).

Peak Cell Rate (velocidade das células de topo) - Velocidade máxima (Células/segundo) para o envio de células para a rede.

Phase (fase) - A posição de uma onda periódica.

PM (Phase Modulation) (modulação da fase) - Método de modulação utilizado por modems, rádio e equipamento DSL. O sinal modula ou altera a fase ou posição das ondas da portadora. Em PM normal, a portadora é uma onda sinusoidal. A fase da portadora modulada altera-se em proporção com a amplitude do sinal.

Port Priority (prioridade da porta) - Parâmetro que determina qual a porta que se transforma na porta da ponte de raiz.

POTS (Plain Old Telephone Service) (serviço telefónico normal) - Serviço de voz básico disponível nas residências dos Estados Unidos.

PP (Protocolo Point-to-Point) – Protocolo de comunicação para acesso telefónico à Internet através de uma ligação de série. Tais ligações de série incluem um POTS e uma linha RDIS. O PPP estabelece a sessão entre o computador do utilizador e o ISP. O PPP utiliza o protocolo Link Control Protocol (LCP), que também processa a autenticação (PAP, CHAP, etc.), a compressão e a encriptação.

PPM (Pulse Position Modulation) - Método de modulação utilizado por modems e equipamento DSL. O sinal modula ou altera a localização de um impulso na portadora. A portadora é uma sequência de impulsos.

PPPoA (Point-to-Point Over ATM) – As ligações de marcação e acesso telefónico utilizam normalmente o protocolo PPP. O PPPoA é um método para a execução do protocolo PPP sobre ATM. O PPPoA... ·

·  oferece aos fornecedores de serviços contabilização e controlo de acesso semelhantes aos dos serviços de marcação telefónica.

·  oferece autenticação de sessão, utilizando o protocolo Password Authentication Protocol (autenticação de palavra-passe - PAP).

·  oferece autenticação de sessão, utilizando o protocolo Challenge Handshake Authentication Protocol (CHAP).

·  obtém a contabilização da sessão e a conservação da largura de banda, encerrando as sessões não utilizadas.

·  permite que o IAD/Router e a ligação ISP negoceiem facilmente os parâmetros da rede.

PPPoE (Point-to-Point Over Ethernet) – As ligações de marcação e acesso telefónico à Internet utilizam normalmente o protocolo PPP. O PPPoE é um método para a execução do protocolo PPP através da Ethernet. O PPPoE… ·

·  oferece aos fornecedores de serviços contabilização e controlo de acesso semelhantes aos dos serviços de marcação telefónica.

·  oferece uma solução de baixo custo para a manutenção de vários anfitriões nas instalações do cliente.

·  oferece autenticação de sessão, utilizando o protocolo Password Authentication Protocol (autenticação de palavra-passe - PAP).

·  oferece autenticação de sessão, utilizando o protocolo Challenge Handshake Authentication Protocol (CHAP).

·  obtém a contabilização da sessão e a conservação da largura de banda, encerrando as sessões não utilizadas.

·  permite que o IAD/Router e a ligação ISP negoceiem facilmente os parâmetros da rede.

PVC (Permanent Virtual Circuit) - Ligação virtual entre dois pontos terminais fixos na rede. Termo do dispositivo de relé de estruturas e de funcionamento em rede da ATM.

PWM (Pulse Width Modulation) - Método de modulação. O sinal modula ou altera o ciclo de serviço do impulso. No PWM, a portadora é uma sequência de impulsos. Também denominado como PDM (Pulse Duration Modulation - modulação da duração do impulso).

Q

QAM (Quadrature Amplitude Modulation) Método de modulação utilizado por modems e equipamento DSL. Combina dois sinais de amplitude modulada (AM) num único canal. O modem introduz os sinais a 90 graus (um quarto do ciclo) fora da fase de cada um. Os engenheiros denominam esta mudança de fase a 90 graus como "quadratura". O QAM modula a fase da portadora e a amplitude. Duplica a eficácia da largura de banda.

R

RAM (Random Access Memory - memória de acesso aleatório) - Memória principal de um computador. O computador pode substituir este tipo de memória com dados novos. A parte de "acesso aleatório" da RAM deriva da forma como a RAM armazena os dados: o computador pode localizar qualquer bit de informação na RAM no mesmo montante de tempo. Esta situação aplica-se independentemente da localização do bit.

RIP (Routing Information Protocol) - Protocolo de encaminhamento e parte do pacote TCP/IP. O RIP determina a rota com base na contagem de saltos mais reduzida entre a origem e o destino. O RIP determina a contagem de saltos mais reduzida através da comunicação com outros routers no interior da rede. Utilize o RIP apenas se o router alvo também utilizar RIP.

RJ-11 - Tomada telefónica modular de seis condutores a que são ligados até quatro fios. A tomada telefónica mais popular no mundo é a RJ-11. Liga instrumentos telefónicos, modems e aparelhos de fax a uma tomada fêmea RJ-11. A tomada fêmea é habitualmente montada numa parede ou no chão.

RJ-45 - Tomada telefónica modular de oito condutores. Utilizada para 10BaseT, RDIS e outras ligações de dados.

Router - dispositivo que reencaminha pacotes de dados entre as redes locais (LANs) ou as redes alargadas (WANs). Com base nas tabelas de encaminhamento e nos protocolos de encaminhamento, os routers lêem o endereço da rede em cada pacote transmitido. Os routers decidem então para onde enviar o pacote. Um router baseia esta decisão na melhor rota. Quando uma porta do router detecta um pacote, o router verifica a tabela de encaminhamento. A porta tenta efectuar a correspondência entre o número da rede do endereço IP de destino e a respectiva entrada na tabela de encaminhamento. Se a porta encontrar uma correspondência, reencaminha o pacote para a rede de destino. Se não encontrar correspondência, a porta reencaminha o pacote para um router definido como a porta de ligação predefinida.

RT-VBR (Real Time-Variable Bit Rate) - Tipo de serviço que suporta aplicações sensíveis ao tempo, tais como aplicações de voz. Varia a velocidade de chegada das células.

S

Sideband (banda lateral) - Banda de frequências adjacente à portadora. A modulação da portadora cria bandas laterais. As bandas laterais contêm dados do sinal, mas consomem largura de banda para além das necessidades da portadora. Em alguns casos, os circuitos poderão suprimir bandas laterais duplicadas sem danificar o sinal de dados. Por exemplo, a AM torna-se uma banda lateral única quando os circuitos eliminam uma ou mais bandas laterais de AM idênticas. Alguns equipamentos de bandas laterais também suprimem a frequência da portadora. A portadora deve então ser restaurada no receptor antes que o sinal possa ser desmodulado, ou seja, recuperado.

Spanning Tree-Bridging - Determinado algoritmo ou fórmula. As pontes transparentes utilizam o algoritmo da árvore expandida para determinar de forma dinâmica o melhor caminho entre a origem e o destino. Este algoritmo evita ciclos da ponte (caminhos múltiplos que ligam um segmento a outro) dentro de uma rede. O algoritmo determina todos os caminhos redundantes e torna apenas um deles activo. O protocolo de árvore expansiva (STP) faz parte da norma IEEE 802.1d.

Splitter (repartidor) - Dispositivo de DSL que acomoda telefones analógicos, além do acesso a dados digitais na Internet. Com um repartidor, os sinais de voz analógicos transmitem-se em frequência de banda de base. Combinam-se com a transmissão de dados da banda de passagem através de um filtro de baixa transmissão.

Static routes (rotas estáticas) - Rotas permanentes armazenadas pelo router.. O router utiliza estas rotas ao determinar para onde reencaminhar os pacotes IP recebidos.

Subnet Mask (máscara de sub-rede) - Parte de uma rede. Distinguida de outras partes pela utilização de uma máscara ou número de sub-rede. As máscaras de sub-rede dividem uma rede num conjunto de mini-redes ou sub-redes. A estrutura de sub-redes ajuda a reduzir o tráfego em cada sub-rede. A estrutura de sub-redes também torna a rede mais fácil de gerir. Cada sub-rede funciona como se fosse uma rede independente.

SVC (Switched Virtual Circuit) - Ligação virtual entre dois pontos terminais variáveis na rede. A comutação realiza o início da chamada e quebra no fim da chamada. Um termo do dispositivo de relé da estrutura e de funcionamento em rede da ATM.

T

TCP/IP (Transmission Control Protocol/Internet Protocol) - Conjunto de protocolos concebidos para ligar computadores diferentes que utilizam várias redes e LANs.

Topologia - Configuração geométrica física ou eléctrica que descreve uma rede de comunicações local. As topologias de sistema de distribuição mais comuns são "bus", "ring" e "star".

U

UDP (User Datagram Protocol) - Um protocolo dentro do pacote de protocolos TCP/IP. Quando não é necessária uma entrega segura, as comunicações podem utilizar UDP em vez de TCP.

UBR (Unspecified Bit Rate) (velocidade de bits não especificada) - Serviço de melhor esforço que não requer apertadas restrições de atraso ou variação de atraso. O UBR não fornece uma qualidade específica de serviço ou resultado garantido.

UPnP (Universal Plug and Play) - Com a activação do UPnP no USRobotics SureConnect ADSL 4-Port Router, todas as aplicações com activação de UPnP em execução nos dispositivos de rede local com UPnP (tais como o Windows XP) podem passar pelo NAPT. O router ADSL só executa a função de Relé de DNS se NAPT estiver activado.

USB (Universal Serial Bus) (bus universal de série) - Nova norma de bus externo que suporta transferências de dados de 12 Mbps.

V

VCI (Virtual Channel Identifier) - Endereço de um circuito virtual. O VCI é um número inteiro de 0 a 65535. O número inteiro identifica um canal virtual atravessado pelas células.

VPI (Virtual Path Identifier) - Endereço de um caminho virtual que corresponde a uma ligação de uma rede ATM. O VPI é um número inteiro de 0 a 4,095.

W-X-Y-Z

WAN (rede alargada) - Base de rede que abrange uma alargada área geográfica.

WINS (Windows Internet Name Service) - Serviço que transpõe os nomes de funcionamento em rede Windows para endereços utilizáveis com fins de encaminhamento.